Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Preservação da Biodiversidade para o Planeta
A Importância da Preservação da Biodiversidade para o Planeta

Luiz Eduardo Corrêa Lima*
Introdução(Patrícia)
A diversidade de organismos vivos sobre a superfície do planeta sempre foi um fator de estudos e de muita preocupação por parte dos cientistas em todo mundo, entretanto essa preocupação sempre esteve restrita em níveis queatentavam apenas e tão somente com o estabelecimento quantitativo das espécies vivas. De fato, não havia grande preocupação em entender o porquê, nem o como as espécies se distribuíam pela Terra e que significado isso poderia ter na manutenção da vida no planeta como um todo. Mais recentemente, a atenção com a questão ambiental em escala planetária fez com que a preocupação em relação aBiodiversidade passasse a ser também qualitativa, a fim de poder representar a efetiva importância das espécies na composição total do planeta.
Esse ensaio visa, exatamente, trazer algumas informações não só quantitativas, como também qualitativas sobre a perda gradativa da Diversidade Biológica da Terra e sobre que aspectos permitem essa perda. Para tanto, procurou-se fazer uma abordagem explicativa doproblema, discutindo-o nos seus aspectos mais importantes e mais significativos.
O que é Biodiversidade ?(Patrícia)
A palavra Biodiversidade pode ser entendida, de uma maneira simples, como sendo a Diversidade de organismos vivos existentes na Biosfera. Wilson (1997) definiu Biodiversidade da seguinte maneira: “a totalidade da variação hereditária em formas de vida, em todos os níveis deorganização biológica, desde os genes e cromossomos dentro de cada espécie isolada até o próprio espectro de espécies e afinal, no mais alto nível, as comunidades que vivem em ecossistemas como florestas e lagos”.
Se partirmos dessa definição de Wilson, vamos concluir que a Biodiversidade é algo muito mais profundo e abrangente do que a simples diferença morfológica e até funcional entre as formas vivasdo planeta. A Biodiversidade é a diferença de conformações genéticas que permitiu as formas vivas existentes. A questão transpassa a forma e a função dos organismos e atinge os diferentes códigos genéticos existentes e também aqueles, que ainda podem vir a existir e que certamente virão, por conseqüências evolutivas. Quer dizer, a Biodiversidade, representa toda a gama de genes existentes e aquelesque estão por existir no planeta.
Sendo assim, quando se fala em Preservação da Biodiversidade está se falando, em última análise, da preservação de todo o patrimônio genético vivo do planeta. Então a perda de Biodiversidade é a perda de genes e a perda de genes implica na impossibilidade da formação e da organização das características condicionadas por esses genes. Em outras palavras, certascaracterísticas genéticas são totalmente perdidas quando alguma espécie viva é extinta e, lamentavelmente, o nosso conhecimento ainda não consegue prever todas as conseqüências possíveis, mas certamente estas serão na sua maioria mais danosas do que benéficas.
Hoje são cientificamente conhecidas cerca de 1.500.000 de espécies no planeta. Considerando as estimativas mais coerentes, o número totalde espécies vivas deve girar em torno de 30 milhões de espécies. A perda anual, até aqui, atinge 17.500 espécies (Wilson,1988). Partindo dessa premissa, é possível considerar que pouco mais de 1.000.000 de espécies (aproximadamente 3,5%) estarão totalmente extintas até o ano 2000. Há estimativas mais pessimistas que admitem que já perdemos cerca de 10% de todas as espécies vivas do planeta e quepoderemos perder mais 25% nas duas primeiras décadas do século XXI. É claro, que deve ser considerado que muitas das espécies se extinguem por processos estritamente naturais, entretanto esse número é insignificante perto do total.
A destruição dos habitats naturais pelo homem é, sem dúvida, o maior fator de perda da Biodiversidade. Talvez tenha sido por isso, para a preservação dos chamados...
tracking img