Biodigestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases, principalmente metano, produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições de ausência de oxigênio.

BIODIGESTORES

Os biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo,também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogõesde cozinha ou geradores de energia elétrica. No caso de uma granja, por exemplo, o gás gerado pelas fezes das galinhas é usado para aquecer os ovos nas incubadoras. O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.

Para fabricar o aparelho, geralmente cava-se um buraco no chão, vedando-o com cimento e tijolos. Deve-se deixar uma porta para colocaros resíduos dentro do biodigestor e poder retirá-los depois. O gás pode ser retirado por meio de um encanamento.

[pic]

A simples transformação de lixo em energia

1. Excrementos animais e restos de alimentos são misturados com água no alimentador do biodigestor

2. Dentro do biodigestor, a ação das bactérias decompõe o lixo, transformando-o em gás metano e adubo

3. O gás metano podeser encanado para alimentar um gerador ou aquecedor

4. As sobras servem como fertilizante

▪ UTILIZAÇÃO DO BIOGÁS
O biogás pode ser usado:
- como combustível em substituição do gás natural ou do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ambos extraídos de reservas minerais;
- para cozinhar em residências rurais próximas ao local de produção;
- na produção rural como, por exemplo, noaquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio (leitões até 15 dias de idade, por exemplo);
- no aquecimento de estufas de produção vegetal.
- em lampião;

- como combustível para motores de combustão interna;

- em geladeiras;

- em secadores de grãos ou secadores diversos;

- na geração de energia elétrica, através de geradores elétricos acoplados a motores de explosãoadaptados ao consumo de gás.

O mesmo biodigestor que trata os dejetos vindos do estábulo ou da pocilga ou do confinamento de bovinos pode ser ligado ao esgoto doméstico das residências. Embora sejam usados primordialmente como fonte de energia e de fertilizantes orgânicos para produtores rurais, o biodigestor também pode ser enfocado como um sistema de tratamento de esgotos humanos para pequenascomunidades urbanas.

▪ CONDIÇÕES ANAERÓBICAS
“O material orgânico utilizado não deve conter produtos tóxicos, pois matariam as bactérias responsáveis pela produção do gás", diz o engenheiro agrônomo João Antônio Galbiatti, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
As condições ótimas de vida para as bactérias anaeróbicas são:
• Inexistência de Ar
O Oxigênio (O2) do ar é letalpara as bactérias anaeróbicas. Se houver oxigênio no ambiente, as bactérias anaeróbicas paralisam seu metabolismo e deixam de se desenvolver. As bactérias aeróbicas (que utilizam o oxigênio em seu metabolismo) produzem dióxido de carbono (CO2) como produto final de sua respiração. As Archaeas metanogênicas (anaeróbicas) produzem metano (CH4). Enquanto que o metano é um gás rico em energia químicae, portanto, pode ser usado como combustível, o dióxido de carbono já está totalmente oxidado e não pode ser usado como combustível. Se o biodigestor não estiver hermeticamente vedado contra a entrada de ar, a produção de biogás não ocorre porque as bactérias anaeróbicas morrem e as aeróbicas sobrevivem. Assim, o biodigestor deve assegurar uma completa falta de oxigênio em seu interior.

▪...
tracking img