Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo/Objectivos
Esta actividade experimental teve como objectivo a produção de biodiesel a partir de óleo vegetal usado.
Os óleos, apesar de serem considerados resíduos não perigosos, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais obstruem os filtros de gorduras existentes na ETAR, sendo um obstáculo ao seu bom funcionamento.
Assim, estes óleos podem ser utilizados para ofabrico de um combustível não poluente. Começa-se por filtrar o óleo usado, seguido da adição de uma mistura de metanol e hidróxido de sódio puro.
No final da experiência, o biodiesel é misturado com gasóleo, servindo como combustível.
2. Introdução
Não se sabe ao certo quanto tempo durarão ainda as reservas de petróleo, gás natural ou carvão. É certo, contudo, que um dia os combustíveis fósseis sevão esgotar. Actualmente, estes são responsáveis por mais de 80% da energia produzida a nível global.
O petróleo é o que, ao ritmo do consumo actual, se esgotará mais cedo, pois, além de ser consumido como combustível ou carburante, é também uma matéria-prima essencial e insubstituível na indústria petroquímica.
É, portanto, imperativo saber racionalizar a utilização das reservas ainda existentes,poupando energia e aumentando a eficiência energética.
É do conhecimento geral que a problemática do petróleo não se limita à sua escassez como recurso. Existem também numerosos riscos ambientais associados não só à queima dos produtos petrolíferos - nomeadamente a poluição atmosférica, causada pela emissão de gases como o dióxido de carbono ou óxidos de enxofre e azoto, o efeito de estufa econsequentes alterações climáticas - mas também ao seu armazenamento e transporte.

Fig.1 – Plantação de colza
A comunidade internacional já se apercebeu disso e têm sido desenvolvidas alternativas para substituir o petróleo por “combustíveis limpos”, nomeadamente o biodiesel.
O biodiesel, ou éster etílico, é um combustível biodegradável que é fabricado a partir de fontes renováveis, como óleosvegetais, provenientes de girassol, colza, amendoim, etc.
Os óleos são gorduras líquidas, pertencentes a uma família da química orgânica, conhecida por lípidos. Os lípidos são substâncias insolúveis em água, que se podem extrair a partir de solventes orgânicos de baixa polaridade.
Quimicamente, as gorduras são ésteres carboxílicos derivados de um único álcool, o glicerol (propanotriol), e de umácido gordo. O glicerol é um triálcool, sendo que as gorduras também são conhecidas por glicéridos, mais precisamente por triglicéridos.
Os ácidos gordos, por sua vez, provêm de gorduras naturais e são ácidos carboxílicos de cadeias carbonadas longas e não ramificadas, sendo que estas podem ser saturadas ou insaturadas.

Fig.2 – Formação de gordura
O biodiesel é um diéster, ou seja, é umglicérido com duas funções éster, proveniente de um ácido gordo, e como já foi referido, é um biocombustível líquido sintético renovável e biodegradável que se obtém a partir de lípidos naturais, como óleos vegetais ou gorduras animais, novos ou usados, mediante processo de transesterificação.
A transesterificação consiste na cisão de um éster, quando reage com um álcool, em geral, o metanol, napresença de um catalisador. O catalisador pode ser ácido ou alcalino, mas, em geral, utiliza-se o hidróxido de sódio ou de potássio. Como produtos de reacção obtêm-se: éster metílico do ácido gordo - o biodiesel -, e o glicerol, que é um subproduto.


Fig.3 – Reacção de transesterificação
O biodiesel apresenta numerosas vantagens em relação aos restantes combustíveis, não só a nível ambiental, mastambém no que respeita à aplicabilidade. O biodiesel pode misturar-se com o gasóleo, visto que as suas propriedades são idênticas.
A mistura deve conter 5% de diéster, mas pode ir até aos 30% para motores ~
“pesados”. O uso do biodiesel confere melhores características de lubricidade, aumentando o tempo de vida útil do motor.
Mundialmente, adoptou-se uma nomenclatura para identificar a...
tracking img