Biobanco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo dos últimos anos temos assistido a um aumento significativo da população idosa e ao aumento da esperança média de vida.
Este aumento significativo da esperança média de vida explica-se pelaevolução tecnológica e científica e pela melhoria das condições de vida das pessoas, nomeadamente melhoria das condições sanitárias (ex: não há esgotos ao ar livre), económicas, habitacionais,alimentares, etc. Também a maior preocupação com o bem-estar e saúde sociais ajudam nesse aumento (pensar nos outros).

Melhores condições + Avanço tecnológico = aumento esperança média de vida (vive-semais)

MAS Cada vez mais há pessoas com doenças crónicas e também doenças terminais (não se sabe o que causa a doença, qual é a cura ou tratamento, como se evita), e não são só idosos!
E, viver maisanos pode criar nas pessoas a ilusão de que há sempre uma solução para evitar a morte, que só os muito velhos morrem e que há sempre algo a fazer, mas a verdade é que nem sempre há.
(ilusão) Aprogressão tecnológica orientou muito os cuidados de saúde para a cura e restabelecimento da saúde, e em casos em que não é possível esse reatamento desponta frequentemente o sentimento de fracasso, mesmoentre os profissionais de saúde.

No nosso país morrem cerca de 100000 pessoas anualmente, e entre as causas
várias estão as doenças oncológicas e patologias crónicas, aliás, o Instituto Nacionalde
Estatística acrescenta mesmo que o cancro é a segunda causa de morte em Portugal

Por isso … Para se viver mais, mas também melhor, surge o Biobanco

Centro de receção de espécimenes (produtosbiológicos como saliva, sangue, tecidos/células, colhidos através da extração de sangue, de biópsias ou cirurgias)
As amostras são conseguidas através de doação voluntária das pessoas, e tem de haveruma autorização para que sejam guardadas e usadas para estudos. A par das amostras são colhidas informações clínicas que são importantes e essenciais para a investigação (ex: sintomas, quando...
tracking img