BINONIMO DIREITOS E DEVERES DO CODIGO COMO ELEMENTOS DA ETICA PROFISSIONAL

318 palavras 2 páginas
BINONIMO DIREITOS E DEVERES DO CODIGO COMO ELEMENTOS DA ETICA PROFISSIONAL.
- CODIGO DE ETICA DOS ADVOGADOS. http://www.oab.org.br/content/pdf/legislacaoOab/codigodeetica.pdf DO SIGILO PROFISSIONAL1
Art. 25. O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa.
Art. 26. O advogado deve guardar sigilo, mesmo em depoimento judicial, sobre o que saiba em razão de seu ofício, cabendo-lhe recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou tenha sido advogado, mesmo que autorizado ou solicitado pelo constituinte.
Art. 27. As confidências feitas ao advogado pelo cliente podem ser utilizadas nos limites da necessidade da defesa, desde que autorizado aquele pelo constituinte. Parágrafo único. Presumem-se confidenciais as comunicações epistolares entre advogado e cliente, as quais não podem ser reveladas a terceiros .
Ética pode ser definia como a relação que o homem tem diante a sociedade e onde habita. À essência da ética profissional de um advogado gira em torno do respeito ,pois quanto se refere ao seu cliente segredos não podem ser revelados .Guardar sigilo mesmo em casos extremos é algo muito importante assim a conduta de advogado e cliente ser probo é o primeiro dever de um advogado .
Referindo se ao seu cliente o advogado tem livre arbítrio quanto a decisões técnicas , é indiscutível dizer que exigir dos advogados, a ética profissional pois pela falta dela tais podem ser civilmente responsabilizados pelos danos causados ao cliente .
Assim o advogado profissional deve valorizar seu trabalho e dessa forma estará priorizando a ética profissional. E obedecer ao código de ética profissional pois não são meras recomendações obrigando se a cumprir rigorosamente o

Relacionados

  • Apostila Processo Penal
    86280 palavras | 346 páginas
  • A Constitucionalizacao
    114719 palavras | 459 páginas
  • Historia
    63981 palavras | 256 páginas