Binliguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1. Pessoas Surdas, bilingüismo e educação bilíngüe Joseane de Souza Backer, Colin. Deaf People, Bilingualism and bilingual education
* 2. Pessoas Surdas Minoria = menos poder e prestígio.Muitas vezes vistos como um “problema” no sistema educacional, no mercado de trabalho. Ser Surdo é pertencer a uma comunidade com sua própria língua e cultura. Aqueles que são surdos já são ou podemtornar-se bilíngües.
* 3. Pessoas Surdas como bilíngües Podem tornar-se bilíngües, aprendendo primeiro a língua de sinais e depois o letramento na língua do lugar onde vivem (língua do ouvinte). Háoutras formas de bilingüismo entre pessoas Surdas: p. ex. aqueles que aprendem primeiro a falar oralmente (pelos pais ouvintes) e depois a língua de sinais. Alguns sinalizam na comunicação face a face eescrevem para se comunicar com os membros da comunidade Surda pelo fax, email, etc.
* 4. Pessoas Surdas = formam uma minoria que tem desvantagem na língua, como muitos bilíngües que sãoouvintes. Desejam identificar-se com sua comunidade cultural de Surdos. Às vezes requer-se que eles façam parte da comunidade ouvinte. As pessoas com perda auditiva variam em sua identificação. Como muitosbilíngües ouvintes, as pessoas Surdas tendem a usar suas duas línguas para diferentes funções e propósitos.
* 5. Dois pontos de vista sobre pessoas Surdas A visão médica: surdez vista comoanormalidade, defeito. Tem que ser remediada, curada. Espera-se que eles/elas se tornem “tão normais quanto possível”, evitando usar somente métodos visuais de comunicação e aprendendo uma língua falada parafazer parte da sociedade dominante. Uma concepção histórica: pessoas Surdas vivem em um mundo silencioso e vazio.
* 6. Para muitas pessoas, a língua de sinais é vista como algo rudimentar,primitivo, e as pessoas Surdas precisam ser “ajudadas” e integradas à comunidade ouvinte. Segunda visão: as pessoas Surdas podem fazer tudo, exceto ouvir. Então, as diferenças entre pessoas Surdas e...
tracking img