Bilhete unico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autores: Diego César Rodrigues
Eduardo Alves
Ricardo Mota

Fatec Tatuapé - 2012



Introdução


A tecnologia vem cada vez mais entrando em todas as áreas e com sua entrada em todas as áreas, um setor que cresce muito é o setor da tecnologia da informação e comunicação, algo no dia de hoje é de fundamental importância, na vida de todo cidadão.
Observando a grande expansão da tecnologiada informação, vemos que ela se introduz em setores variados facilitando a sua comunicação, sua integração com outros setores, sua velocidade no processo e principalmente a confiança nos dados informados e a agilidade de compartilhamentos com varias regiões distantes.
Depois de analisar e ver a grande importância da tecnologia de informação em vários setores, observamos que no âmbito dotransporte, ela entra em uma coisa que convivemos normalmente e que como temos acesso todo dia acabamos não observando com olhos de espanto ou admiração. Cerca de 95% dos alunos da nossa sala vai ter em seus bolsos, para fazer a locomoção na cidade. Essa tal tecnologia que vamos abordar é o bilhete único, que com sua tecnologia chamada (tecnologia sem-contato NXP Mifare), ele facilita o processo, otimizatanto as paradas quantos a circulação dentro de ônibus, trem e metro.
Essa tecnologia sem-contato NXP Mifare do bilhete único, funciona a partir de um sistema chamado RFID (uma sigla em inglês que significa Radiofrequência), que possibilita que o cartão armazene dados referentes às recargas dos cartões. Essa tecnologia no bilhete único é chamada sem-contato, pois nele o chip de comunicação éintroduzido no plástico PVC ao contrario dos cartões de banco que seu chip vem amostra (esses cartões são chamados cartões de contato). A grande vantagem da tecnologia do bilhete único é que não se necessita nenhum contato físico para ler ou gravar um cartão, basta aproximá-lo uns centímetros, para poder transferis dados. Além do simples uso que propõem, também convém assinar que as aplicaçõesbaseadas nos cartões e leitores gravadores Mifare não necessitam nenhuma manutenção, pelo contrario do que acontece com sistemas de cartões com chip ou tarjetas com banda magnética, nos que há que ter em conta o desgaste dos cartões e dos sistemas de leitura/ gravação.
Após falar sobre a tecnologia envolvida no bilhete, devemos abordar mais com mais foco o bilhete em si para que ele mostre que suatecnologia de informação e comunicação não seja robótica, vamos olhar para o lado humano da coisa, o lado dos usuários e da utilização do bilhete e seu processo.











Bilhete Único

O Bilhete Único da cidade de São Paulo foi uma solução criada pela SPTrans (São Paulo Transporte S/A), empresa responsável pelo transporte de ônibus, ligada ao governo municipal. Hoje em dia, o BilheteÚnico também é aceito no Metrô e nos trens da CPTM.
Lançado em 18 de maio de 2004, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, o Bilhete Único permite atualmente que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro de um certo período de tempo. Permite ainda fazer integrações com outros meios de transporte — metrô e trem — pagando um preço aproximadamente 50% menor doque o da tarifa completa.
A solução original (em 1997) foi baseada na solução adotada na cidade de Seul, Coréia do sul, mas foi abortada devido a problemas do software com a complexa regulamentação do Vale Transporte.

Por volta de 2001/2002 o projeto foi reiniciado pela SPTrans. O "Projeto de Bilhetagem Eletrônica", que resultou no "Bilhete Único", tem pelo menos 30 soluções diferentes e váriosprovedores de solução envolvidos no projeto. Entre os problemas, o maior deles era a questão da recarga, pois todos os cartões são pré-pagos e a recarga não pode ser feita a bordo. Várias cidades brasileiras falharam em criar e espalhar uma rede de recarga. Devido a acordos com empresas especializadas em benefícios (VT) e com a Caixa Econômica Federal que concedeu suas lotéricas como pontos de...
tracking img