Bibliotecas publicas e literacia informacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







Mestrado em Ciências da Informação e Documentação - Biblioteconomia

(3º Semestre)





























Trabalho elaborado por:
Júlia Isabel Vicente Guerra,
Aluna nº 30304
Janeiro de 2012
























AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS E A LITERACIA INFORMACIONAL


Júlia Isabel Vicente Guerra
Faculdade deCiências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa
Telefone: +351 21 790 83 00 Fax: +351 21 790 83 08 - e-mail: geral@fcsh.unl.pt





RESUMO

A questão da iliteracia deve-se a múltiplos factores. Muitos adultos, apesar de vários anos de escolaridade não dominam competências básicas como a leitura e a escrita, logo vêem diminuídas as suascapacidades de participação na vida social, no exercício da cidadania – a iliteracia limita o indivíduo em diversas áreas, como por exemplo profissional, cultural, etc, levando em casos não raros à exclusão social.
As Bibliotecas Públicas, pela sua maior proximidade do cidadão, reflectem melhor as características das diferentes comunidades devendo fundar a sua integração prática em função dasrealidades sociais, culturais, políticas, económicas do meio onde estão inseridas. São um meio privilegiado para combater este problema.
A Biblioteca Pública constitui-se como porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais Esta instituiçãopública é o principal meio de dar a todos livre acesso aos pensamentos e ideias humanas e às criações da imaginação do homem, por isso, cabe à biblioteca, como agente básico de uma sociedade democrática, capacitar os cidadãos a desvendarem o mundo, permitir o acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, através da leitura de modo a formar cidadãos,instruídos, curiosos, críticos, com diversidade de ideias e opiniões, com independência e liberdade intelectual, capazes de exercer os seus direitos democráticos, de terem um papel activo na sociedade e de se manterem em permanente aprendizagem ao longo da vida.


Literacia Informacional (LI)

A literacia tem sido muitas vezes associada às competências de leitura e escrita, mas o âmbito desteconceito tem-se alargado juntamente com o próprio conceito de leitura. Além disto, a emergência e a expansão de outros média nas últimas duas décadas trouxe consigo expressões como literacia do audiovisual e literacia informática, entre outras. Esta é seguramente uma das razões porque cada vez mais autores usam a palavra no plural.







A atenção crescente que a literacia da informação tem tidonos últimos anos pode em parte ser atribuída ao crescimento exponencial da quantidade de informação
disponível bem como ao predomínio crescente dos formatos digitais.
Outro factor importante é inegavelmente a atenção dada cada vez mais às capacidades de estudo dos alunos e à aprendizagem ao longo da vida, por outras palavras, a valorização daquilo que tem sido frequentemente designado por“aprender a aprender” em detrimento da simples aquisição de conhecimentos. Estes factores estão, segundo Virkus (2003) na origem da necessidade de uma revisão/actualização dos papéis e das responsabilidades dos profissionais das bibliotecas.
Diversas organizações e estudiosos têm avançado com definições de literacia da informação. Uma das mais frequentemente citadas é a da American Library Association,que diz que um indivíduo com competências de informação “deve ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária, e ter as capacidades para a localizar, avaliar e usar eficazmente.” (ALA, 1989).
Muitas outras definições acabam por ser derivações desta, com alguns desenvolvimentos. Uma declaração de princípios da American Library Association (Association of College and Research...
tracking img