Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Introdução
Essa disciplina tem como objetivo introduzir o aluno no campo da Teologia, e oferecer-lhe oportunidade de um contato com alguns dos temas da Teologia Sistemática, seja como transmissão dos seus postulados (princípios, fatos) básicos, seja na reflexão sobre os mesmos e sua importância para o Cristão e para a Igreja Evangélica hoje.

Definição
“Teologiarepresenta um dos empreendimentos humanos costumeiramente qualificados de ‘científicos’, que têm por finalidade perceber um objeto (respectivamente uma área definida) como fenômeno, compreendê-lo em seu sentido e interpretá-lo quanto ao alcance de sua existência – e isso dentro do caminho indicado pelo próprio objeto em questão. O termo teologia parece indicar que em seu âmbito, por ser ciênciaespecífica, se trate de perceber, de compreender e de interpretar a Deus”. (Karl Barth, Introdução à Teologia Evangélica, Ed. Sinodal, p. 5). O termo Teologia é composto por duas palavras gregas: Theos = Deus+ Logos = Palavra, estudo, tratado. Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, mesmo sendo ela composta por dois termos gregos familiares, é bíblica em seu caráter. A TeologiaSistemática é aquela que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema toda a verdade a respeito de Deus.

Objetivo da Teologia
“A coleção, o arranjo lógico, a comparação, a exposição e a defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas relações com o Universo” (Paul Davidson, Vol. I, p. 2). “O papel daTeologia como ciência não é criar fatos, mas descobri-los e apresentar a relação deles entre si. Os fatos com que lida a Teologia estão na Bíblia” (Paul Davidson, idem).

2

A Necessidade de uma Teologia
Devido ao instinto organizador da mente humana; A importância da verdade sistematizada para o bom desenvolvimento do caráter cristão; Na relação que há entre o conhecimento correto da doutrina eo testemunho da Igreja de Cristo (I Pedro 3:15); Defesa e propagação do Cristianismo; No fato de haver nas Escrituras, exortações diretas e indiretas a esse respeito (Jô 5:39; Cl 1:27 – 28; Ef 4:11 – 16; 2 Tm 2:15).

A possibilidade da existência da Teologia está:
No fato da existência de Deus e Suas relações com o mundo que criou; No fato da mente humana ser capaz de conhecer a Deus ecompreender os seus mandamentos; Por ter Deus providenciado meios pelos quais Ele se torna conhecido ao intelecto humano, isto é, ter feito uma revelação, sobretudo através das Escrituras

Limitações ao Conhecimento Teológico
Limitações da mente humana (Rm 11:33; 2 Pe 3:16); Limitações da linguagem humana (2 Co 12:4); Restrições colocadas pelo próprio Deus (Dt 29:29; Pv 25:2; Mc 13:32; Jô 16:12; At1:7).

Requisitos para o Estudo da Teologia
Coração regenerado por Deus (1 Co 2:14); Iluminação do Espírito Santo (1 Co 1:21; 2:10; 2 Co 4:3 – 4); Raciocínio indutivo, percepção clara ou imediata; Mente disciplinada para colecionar fatos, retê-los e determinar os princípios que os ligam; Senso do fardo; Entusiasmo com os resultados.

Qualificações do Teólogo Evangélico
Amor e Temor a Deus

3Vida de Oração Aceitação da Autoridade e da Inerrância Bíblica Disciplina para ler e estudar MUITO Vida Cristã Autêntica Humildade e Honestidade Disposição para Servir

Principais Divisões da Teologia Sistemática
TEOLOGIA PROPRIAMENTE DITA (Doutrina de Deus) – É o estudo da Pessoa de Deus; BIBLIOLOGIA (Doutrina das Escrituras) – Considera os fatos essenciais acerca da Bíblia; CRISTOLOGIA(Doutrina de Cristo) – Verdades concernentes à Pessoa de Jesus Cristo; SOTERIOLOGIA (Doutrina da Salvação) – A idéia, o meio, o Autor e as verdades bíblicas da salvação; PNEUMATOLOGIA (Doutrina do Espírito Santo) – Verdades relacionadas à Pessoa do Espírito Santo; ANGEOLOGIA (Doutrina dos Anjos) – Estudo a respeito dos anjos de Deus e de satanás; ANTROPOLOGIA (Doutrina do Homem) – É o estudo do...
tracking img