Bibliografia de paul lazarsfeld

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia
Paul F. Lazarsfelsd foi um educador e sociólogo norte-americano que nasceu em Viena em 13 de fevereiro de 1901, Áustria. Filho de um advogado de classe média também socialista ativocuja casa da família Lazarsfeld era um ponto de parada importante para os intelectuais da época que nesses encontros abordavam diversas ideias sobre os episódios políticos decorrentes na época, dentreeles se encontravam: Max Adler, Victor Adler, Friederich Adler, Otto Bauer, Karl Reiner, os poetas Rilke, Stefan George e a educadora Eugenie Schwarzwald e outros. Na juventude de Paul, Viena passavapor uma época em que os artistas da época estavam passando por um momento intenso e criativo onde as músicas clássicas começaram a inovar, criando valsas e óperas, e quando também Sonnenthal e MaxReinhardt renovaram a fama de Viena ser o centro do teatro mundial. Nessa atmosfera rica de estímulos culturais e políticos diversos, Lazarsfeld formou seu interesse acadêmico interdisciplinar que o levouda matemática pura para a sociologia, psicologia e ao interesse pelos estudos sobre os meio de Comunicação de Massa. Suas pesquisas principais sobre a comunicação e a propaganda eram as radiofônicasque de certa forma proporcionou a ele o louvor de ser um dos principais fundadores da moderna investigação de comunicação de massa.
Foi educado em Viena, onde estudou Doutoramento em MatemáticaAplicada com uma tese intitulada de “Die Perihewegung des Merkurn” (O Movimento de Mercúrio-1925) Pela Universidade de Viena. Através de seus conhecimentos em matemática Lazarfeld veio para a sociologiaparticipando de vários estudos incluindo a possivelmente primeira pesquisa científica com ouvintes de rádio em 1930-1931.
Em 1929 Paul fundou um instituto de pesquisa para a psicologia social aplicadana capital austríaca que depois passou para os EUA em 1933, onde ele se tornou o diretor do Bureau of Spplied Radio Research na Universidade de Princeton sob o patrocínio da Fundação Rockfeller, em...
tracking img