bfxdsdag

1210 palavras 5 páginas
Felipe Hesca Hidalgo, 3ºAno C, Nª 11
Atividade
1 A)
Pag 78
Ex: 3 – R: C
Ex: 4 – R: Pois são polos comerciais e tecnologicos de seu paises, tendo altas taxas de desenvolvimento, industrialização e urbanização.
1 B)
Pag 83
Ex: 24 – R: A) O O expressivo crescimento territorial e demográfico de Paris e Londres, no século XIX, pode ser explicado em grande parte pela consolidação do capitalismo. Esse período caracterizou-se pela industrialização das cidades e pela inserção do campo no processo produtivo urbano. Em consequência, acentuou-se o êxodo rural, que produziu uma forte concentração populacional nas duas cidades em questão, estruturando ao mesmo tempo uma sociedade característica.
B) A vida na cidade enquanto experiência fundada no reconhecimento de códigos e comportamentos que permitem a sociabilidade. Os códigos são percebidos pelo olhar: trata-se de uma experiência cultural, um “saber adquirido” que implica o “reconhecimento de múltiplos sinais”.
A referência ao grupo de moças voltando do trabalho identificadas como operárias. Muitas das grandes cidades do século XIX eram sobretudo centros industriais, e a vocação urbana da atividade industrial permanece até hoje.
A referência ao policial e ao assaltante, na medida em que as grandes cidades são espaço de desigualdade social, uma vez nem que todos os seus habitantes encontram ocupação na economia urbana.
C)
Pg 84
Ex: 1 – R: D
Ex: 2 – R: B
D)
Pg 90
Ex: 1 – R: A) Partem, geralmente, dos países do sul subdesenvolvido para os do norte desenvolvido; ou então de países mais pobres do sul para outros vizinhos com economias mais dinâmicas. Nesse contexto, são exemplares as correntes migratórias de africanos para a Europa, de latino-
-americanos para os Estados Unidos, de asiáticos de diversas partes da Ásia para os Estados Unidos, a Europa, o Japão e, eventualmente, a Austrália e a Nova Zelândia.
B) A globalização capitalista reforça a supremacia econômica dos países desenvolvidos − como

Relacionados