Hancornia speciosa Gomes induz efeito hipotensor através da inibição da ECA e aumento no NO.

308 palavras 2 páginas
Hancornia speciosa Gomes induz efeito hipotensor através da inibição da ECA e aumento no NO.

Abstrato
RELEVÂNCIA etnofarmacológica: As folhas de Hancornia speciosa Gomes são popularmente usadas no Brasil para o tratamento de diabetes e hipertensão. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e suas incidências estão aumentando na população brasileira. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito hipotensor e o mecanismo de ação de Hancornia speciosa Gomes.
MÉTODOS: Uma fração do extrato etanólico das folhas de Hancornia speciosa (SFH) foi obtido e padronizado pelo seu conteúdo em rutina, bornesitol e ácido químico. A pressão arterial sistólica (PAS) de ratos normotensos foi medida por pletismografia de cauda. SFH foi administrado por via oral e a PAS foi monitorizada durante 5 horas. Enzima conversora de angiotensina (ECA) inibidor de SFH (1mg/kg) ou captopril (10mg/kg) foi medido através de métodos colorimétricos. Níveis de nitrito de soro foram medidos por espectrofotometria.
RESULTADOS: SFH induziu um efeito hipotensivo dependente da dose em ratos normotensos. A actividade do soro de ACE e o nível de angiotensina II foram significativamente reduzidos pelo SFH e pelo captopril. A administração do SFH induziu um aumento significativo no nível plasmático de nitritos e a inibição sistêmica do óxido nítrico sintase pelo L-NAME (20mg/kg) reduziu o efeito hipotensor de SFH.
CONCLUSÕES: O presente trabalho demonstrou que Hancornia speciosa tem um potente efeito hipotensor em ratos normotensos. A inibição da ACE que conduz a redução em angiotensina II e no aumento dos níveis de NO podem ser responsáveis para os efeitos hipotensores. Estes resultados suportam o uso de Hancornia speciosa pela medicina tradicional como anti-hipertensivo.
Copyright © 2011 Elsevier Ireland Ltd. Todos os direitos reservados.

Relacionados