Bertolt brecht

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• Bertolt Brecht (1898 – 1956)
O autor Leandro Konder relata a história de um poeta chamado Bertolt Brecht, onde encontramos na sua poesia a história de seu próprio tempo (Brecht), ou seja, o livro examina as relações existentes entre um poeta comunista – Bertolt Brecht - e a história política do seu tempo. Brecht vê a história de uma forma crítica, história está que ansiava em inovar através deuma revolução libertadora. Este poeta nasceu em Augsburgo (Alemanha) em 1898, e faleceu em Berlim em 1956. Escreveu sobre teatro, arte, literatura, estética e política, desenvolveu peças radiofônicas, romances, poemas, além disso, é crítico, teórico e ensaísta.
O início dos seus escritos ocorre aos 15 anos no jornal da escola, em suplementos literários e no jornal de Augsburgo. Em 1914, inícioda 1° Guerra Mundial, escreveu sob influência de seus professores poemas patrióticos, mas ocorre mais tarde uma insatisfação devido a um poema lhe dado para comentar do autor Horácio que dizia “ doce e honroso é morrer pela vida”, Brecht opõe-se relatando que “ despedir-se da vida é sempre duro, na cama ou no campo de batalha. A partir deste fato seu pacifismo transforma-se em antimilitarismo e emdenúncias não só da falta de humanidade da guerra como também a estreita ligação que aparece entre a desgraça dos pobres e o aumento do lucro dos ricos (pauperismo). Além da inquietação sobre a guerra, Brecht também preocupava-se com a cidade pois via às condições em que os seres humanos sobreviviam, as pessoas eram condenadas a viver em um estado de guerra. Brecht enxergava na cidade umutilitarismo e uma grande competição, principalmente em Berlim e Munique. Através desta brutalidade o poeta da o nome de Mahagonny para a cidade, ocorrendo a criação de uma peça teatral chamada “Ascenção e queda da cidade de Mahagonny”:
Porque não há tranquilidade,
Nem há consenso;
porque não há nada
que a gente possa preservar.
Outra forma que Brecht encontrou de expressar a sua inquietaçãosobre a cidade foi através de um conto do autor Grim, onde nos primeiros versos fala-se dos habitantes que vivem sobre condições desumanas e os últimos refere-se as pessoas que podem ajudar alertando-as do risco de uma possível revolta contra eles. Brecht compara a cidade como a selva, ele tem uma visão apocalíptica da mesma:
Perguntei pra mim mesmo: que tipo de frieza
Baixou sobre essesdesgraçados?
Quem os levou a torpeza?
Quem os fez baixar o nível?
Vocês precisam ajuda-los, rápido, coitados,
Se não, vai acontecer algo que vocês acham impossível.
Observo neste poema o que Lapassade diz, que os grupos sujeitados devem ser reprimidos de alguma forma para não se revoltarem, pois podem trazer uma grande mudança contra a ordem estabelecida.
Brecht fala também dasinfluências religiosas na cidade, a religião levava aos indivíduos o conformismo devido a sua situação, ou seja, tinha-se uma postura falsa na qual a cidade evidenciava, era contraditório. Os poemas contribuíam para a percepção desta situação, onde a sociedade ao atravessar um período de guerra não se auto questionava (Influência do expressionismo), observamos a recusa do poeta a qualquer embelezamentodesta sociedade, pois acredita que quando ocorre este embelezamento aproximamos da escuridão, pois é tudo escondido, maquiado. Brecht ao ter esta percepção se detém ao niilismo (Nada).
O poeta acreditava numa esperança que vinha do ser humano “o ser humano é uma grande coisa” diz Brecht, para ele o indivíduo tem gosto pela vida, mesmo postos em condições miseráveis de existência, eles resistem adeixar o mundo. Mas esta esperança além de contribuir para uma existência menos penosa, também contribui para vulneráveis ilusões e mentiras. Existe uma sedução, uma acomodação pelas normas estabelecidas, pelo padrão normativo:
Não se deixe seduzir!
Não se deixe consolar!
Não se deixe enganar!
Não se deixe seduzir!
Lapassade explica que tudo que está obscuro em relação a exploração, a...
tracking img