Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Unigranrio
Data: 19/09/2012
Alunos:
Profº:

Comportamento Organizacional

Behaviorismo

O estudo do Comportamento.

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B.Watson, em um artigo publicado em 1913, intitulado “Psicologia: como os Behavioristas a veem”. Behavior vem do termo inglês que significa comportamento. A mesma também é conhecida comocomportamentalismo, teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento ou Análise do Comportamento.
Watson, colocando o comportamento como objeto da Psicologia, deu a esta ciência a consistência de umobjeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos, características que foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status deciência.
Com o passar do tempo, a ideia de colocar o comportamento como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi mudado e hoje não se intende o comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim,como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde acontece. Então concluímos que, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre as ações do indivíduo e o ambiente, ou seja,interação entre as respostas do indivíduo e as estimulações oferecidas a ele.

A análise experimental do comportamento.

O mais importante dos Behavioristas que sucedem Watson é B.F. Skinner(1904-1990).
O Behaviorismo de Skinner ficou conhecido como behaviorismo radical, termo que o próprio criou para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental docomportamento.
A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante.

O comportamento Operante.

O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana. Paraexemplificar melhor os conceitos foi realizada, por Skinner e outros analistas do comportamento, experiências para analisar como as variações no ambiente interferiam nos comportamentos, experiências...
tracking img