Behaviorismo

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
QUESTIONÁRIO SOBRE BEHAVIORISMO:

1- Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

John B. Watson é o fundador e ela pode ser denominada de diferentes formas tais como: comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.

2- Qual é o objeto da Psicologia para os behavioristas e como ele é caracterizado?

Ocomportamento é o objeto da Psicologia para os behavioristas.

3- O que significa teoria S-R?

Abreviatura dos termos latinos Stimulos e Responsio

4- Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

O homem é estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infancia.

5- Qual o mais importante teórico pelo Behaviorismo?

B. F. Skiner (1904-1990).

6- O que écomportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

O comportamento reflexo é o comportamento não voluntário e inclui as respostas que são eliciadas (“reproduzidas”) por modificações especiais de estímulos do ambiente. Por exemplo, a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação quando uma gota de limão é colocada na ponta de nossa língua, arrepio d pele quando um arfrio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

7- Como pode ser condicionado o comportamento respondente? Dê exemplo.

Quando um estímulo neutro (aquele que originalmente nada tem a ver com o comportamento) for pareado (associado), um certo número de vezes, a um estímulo eliciador (aquele que elicia o comportamento), o estímulo previamente neutro irá evocar a mesma espécie de resposta.Por exemplo, “Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. Imediatamente a temperatura da mão abaixar-se-á, devido ao encolhimento ou contrição dos vasos sangüíneos. Isto é um exemplo de comportamento respondente. Será acompanhado de uma modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também seráinduzid. Suponha agora que sua mão direita seja mergulhada na água gelada certo número de vezes, digamos em intervalos de três ou quatro minutos; e, além disso, que você ouça uma cigarra elétrica pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo pareamento do som da cigarra com água frai, a mudança de temperatura poderá ser eliciadoa apenas pelo som – isto é, sem necessidade de molhar uma das mãos”.

8-O que é comportamento operante? Dê exemplos.

O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior de atividade humana – desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, até comporttamentos mais sofisticados que o adulto apresenta.

9- Como se condiciona o compportamento operante? Dê exemplo.

O condicionamentodo comportamento operante tem seus fundamentos na lei do efeito, de Thorndike. Segundo Keller, em essência, essa lei enuncia que “um ato pode ser alterado na sua força pelas suas conseqüências”. Por exemplo, se deixarmos um ratinho privado de água durante 24 horas, ele certamente apresentará o comportamento de beber água assim que tiver oportunidade.

10- O que é reforçamento negativo ereforçamento positivo? Dê exemplos.

O reforço positivo é aquele que, quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o procede, como já afirmamos acima. Pense no aprendizado de um instrumento. Nós o tocamos para ouvir seu som, Ou, outros exemplos, como dançar para estar próximo do corpo do outro, mexer com a garotinha para receber seu olhar, abrir a janela para que entre a luz.
O reforçonegativo é aquele que fortalece a resposta que o remove. Assim, poderíamos voltar à nossa caixa de Skinner, que agora, em vez de gotas de água, terá um choque no assoalho, que poderá ser removido pela pressão da barra. Após tentativas de evitar o choque, o ratinho chega à barra e a pressiona (por acaso, como da outra ve). O choque desaparece. Aos poucos, o bater na barra estará condicionado com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • BEHAVIORÍSMO
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • Behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!