Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO

RESENHA DESCRITIVA
- Como surgiu o behaviorismo e, quais seus fundamentos;
O Behaviorismo surgiu através da publicação de um artigo de John B. Watson em 1913, que foi titulado como ‘Psicologia: como os behavioristas a vêem’, tal tendência teórica também pode ser denominada como: comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento e Analise doComportamento. O Behaviorismo vem de Behavior do Inglês, que significa comportamento.
A proposta de Watson mudou o foco da psicologia, até então mentalista, para o comportamento observado, logo o Behaviorismo vem tentando modificar o sentido desse termo, assim sendo, o Behaviorismo estuda a interação do sujeito com o ambiente, onde suas ações são o foco, ‘O homem começa a ser estudado a partir de suainteração co o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações’.
Os fundamentos do Behaviorismo são segundo Marx e Hilix:
- Elementos de resposta compõem o comportamento, que pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos;
- O comportamento é redutível a processos físico-químicos, ou seja, compõem se de secreções glandulares e movimentos musculares;
- Ocomportamento é mantido por rigoroso determinismo, isto é, toda resposta ocorre em função de algum estimulo antecedente;
- Os processos conscientes, se existem, não podem ser cientificamente estudados.

- NATUREZA HUMANA E O CONTROLE DO COMPORTAMENTO; EDUCAÇÃO:
‘O homem não é uma vitima ou um observador passivo do que lhe acontece, pois ele é controlado por um ambiente que é, em parte, construídopor ele mesmo’.
Por muito tempo a educação dos alunos era baseada na aversão, ou seja, aprendiam forçadamente o que os professores diziam ser correto para que não sofressem qualquer tipo de repreensão. Idealmente seria que, aprendêssemos a manipular as variáveis para que não fosse uma obrigação aprender e ser bom, mas sim, involuntário tal ato.
- GOVERNO:
‘O governo tem sido o campo especialde controle aversivo; o estado é geralmente definido em termos de poder para punir e a jurisprudência se apóia sobre a noção de responsabilidade pessoal’.
O governo está precipitado em relação à forma de agir perante a sociedade, basicamente a forma primaria de agir é baseado na aversão, mas diante de uma situação de reivindicação, o governo muda sua técnica primaria para uma forma totalmentecontraria a aversão, então ‘o conceito de responsabilidade se torna irrelevante e a teoria do governo não é mais aplicável’.
‘O problema do governo não é como deve ser preservada a liberdade, mas que espécie de controle dever ser usado e para que fins’.

- VISÃO CRITICA DO BEHAVIORISMO:
Uma crítica esta no fato de que o behaviorismo determina que nossos comportamentos foram moldados a partir deexperiências passadas, assim entende-se que perdemos nosso livre-arbítrio. Outra crítica é que às experiências laboratoriais não são de total equivalência para com a realidade assim gerando resultados incertos.
Para Kolakowski o positivismo induz a que busquemos respostas para se obter comportamentos de utilidade prática. Na sociedade contemporânea isso só pode ser definido como o que é útil auma sociedade industrial avançada. Para Heather, a psicologia positivamente concebida é uma psicologia a serviço do capitalismo organizado.

- APLICABILIDADE A EDUCAÇÃO:
Para que se possa compreender a influencia que o Behaviorismo tem sobre a educação, pode-se utilizar como base de recordação, três conclusões de Watson:
- O determinismo ambiental – O ambiente é fator primordial dodesenvolvimento;
- A aprendizagem também é um comportamento e deve ser estendida como resposta e estímulos mediante um processo de condicionamento;
- O caráter mensurável dos fenômenos comportamentais, tudo que existe pode ser medido.
A aprendizagem deve ser diretamente observada, a partir das conseqüentes ações do aluno, logo, o professor tem como papel, manipular as condições do ambiente para...
tracking img