Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e intenção da humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo. A natureza humana faz parte da “Natureza” em seu todo. A natureza é a ciência e a desencadeadora da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos.
Se a natureza humana é responsável pela existência da capacidade de chorar,pensar, sentir e sorrir no ser humano, dizer que o homem não (pode) chora(r) é uma contradição à própria necessidade humana. O ser humano não é construído somente a partir de sua natureza e sim a partir de comportamentos, identidades, modos e expressões formadas dentro de sua cultura e história político-econômica e social
As qualificações culturais distinguem grupos. É contraditórioafirmar que o popular é inculto, se ao mesmo tempo há uma cultura popular que expressa símbolos e sabedoria originada e destinada ao povo.
Podemos considerar a natureza como o conjunto de todas as coisas que existem em estado bruto, ou seja , sem a interferência humana. Não foram os seres humanos que construíram as florestas, os lagos, os mares, oceanos e todos os outros elementos naturaisexistentes. Todas essas coisas ja existiam antes mesmo da humanidade e poderão continuar existindo após o desaparecimento da espécie humana. A natureza significa, tanto os conjuntos das condições físicas em que vivemos como as coisas que contemplamos com emoção, como a paisagem, o mar, o céu e as estrelas. Ou seja, natureza é o conjunto de tudo que existe e é percebido pelos humanos. Contudo podemosconcluir que a natureza, nesse sentido se caracteriza pela ordem dos seres, pela regularidade dos fenômenos ou dos fatos.
Quanto à cultura, dois são seus significados iniciais: na antiguidade romana, cultura significava o cuidado do homem com a natureza. Neste sentido, cultura e natureza não se opunham. Os humanos são considerados seres naturais, embora diferentes dos animais e das plantas,pois são dotados de linguagem e de pensamento. Consequente a isto, ele é preciso ser educado e formado de acordo com os ideais de sua sociedade. No segundo sentido, a partir do século XVIII, cultura passa a siginificar os resultados e consequências daquela formação ou educação dos seres humanos, com isso, observamos o início da separação e oposição entre natureza e cultura. Os pensadores consideramque, há entre o homem e a natureza uma diferença essencial. A natureza opera de acordo com a lei de causa e efeito, contudo, o homem é dotado de liberdade e razão.
Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os Homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. Com o trabalho, os seres humanos produzem objetos inexistentes na natureza (casa,utensílios, instrumentos), com isso observamos que os bens culturais, diferentes dos naturais, não existem sem a participação humana. Podemos, assim, concluir a cultura como o conjunto de tudo aquilo que o homem constrói modificando a natureza. Assim definimos que a natureza é dada, enquanto a cultura é construída.

A dialética rege que o homem e a natureza vivem em constante transformação,pois, ao passo que o homem sofre esta mudança, o modo que se vê a natureza é outro. Existe um dito filósofo que exemplifica esta mudança, falando que “o homem nunca toma banho no mesmo rio, pois o mesmo sofre mudanças ao longo do tempo. Segundo Hegel, o contraditório é o que faz a mudança constante no ser humano.

Para Marx, a cultura não é a manifestação do espírito, e sim, como os homensproduzem materialmente sua existência e dão sentido a essa produção material. A história narra as lutas que os seres humanos produzem e reproduzem suas condições sociais de existências, isto é, produzem e reproduzem as relações sociais pelas quais se diferem da natureza as quais são estabelecidas as divisões sociais, isto é, as classes sociais contraditórias.

A Antropologia estuda os...
tracking img