Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De que forma podemos atrelar o Behaviorismo à educação tradicional?
*

Por vários séculos estabeleciam metas e objetivos. Mantendo sempre um currículo rigoroso, acreditando que a maneira deaprender era através de reuniões de conteúdos. A maneira de avaliação era realizada no conhecimento desses conteúdos, e muito pouco avaliada no desempenho ou no entendimento dos mesmos.

Pioneirosdesta corrente são Thorndike (1921) e Guthrie (1930). O behaviorismo preocupa-se com o início do processo – o estímulo. Procura determinar da maneira mais precisa e atômica possível quais são e como secomportam as variáveis que determinam comportamentos observáveis. Aqui, estímulo e resposta são apenas as variáveis que podem ser objetivamente observadas e mensuradas.

As idéias dos behavioristasse parecem com as da educação tradicional. Ambas se centram no professor. Ele é quem deve controlar a aprendizagem e decidir o que devem aprender. É, por conseqüência um modelo autoritário. Os testesde múltipla escolha, método de avaliação ainda hoje utilizado, são fruto da influência behaviorista.

No entanto, e isto é um avanço, defendem a aprendizagem individualizada. Cada criança deveaprender em seu próprio ritmo (pessoas diferentes = estímulos diferentes). Não acreditam que uma turma, com crianças de capacidades variadas, possa ser ensinada de forma unificada, pelo mesmo professor. Ascrianças aprendem melhor por um padrão linear, cumulativo e aditivo. Isto é, a aprendizagem de cada pessoa é como se fosse uma linha reta, diferente para cada uma. É cumulativo no sentido de que estalinha se inicia à partir do que ela sabe, e portanto sendo diferentes os conhecimentos de cada um, o ponto de partida deve também ser diferente. E finalmente é aditivo, ou seja você só pode aprenderum conteúdo “b” se antes você dominar o conteúdo “a” que lhe precede. Segundo este modelo, os problemas são expostos aos alunos e somente aqueles capazes de fornecer a resposta correta (do ponto de...
tracking img