Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Teoria e Sistemas

Behaviorismo



Nome: Juan Alves Apolinario
Curso: Psicologia
1º Período
Turno: Noite
Professor: Paulo Aguiar
Behaviorismo: A mudança do foco de estudoO behaviorismo nasce quase igual a muitas escolas, em oposição a outras escolas, na verdade não foi necessariamente em oposição, mais propunha em mudar o foco de estudo da psicologia que em outras eraa estrutura, outras o funcionamento, o Behaviorismo propunha estudar o comportamento.
O comportamento seria a parte visível do que se passava na mente, por isso estuda-lo logo levaria a compreendero funcionamento dos processos mentais.
John B. Watson foi um dos que mais levantou a bandeira de estudar o comportamento, a ideia inicial era com esse conceito de estudar o comportamento se unir asideias até ali estabelecidas como psicologia.
Watson iniciou o movimento ou podemos dizer “popularizou” ele, influenciado pelo russo Pavlov que a primórdio estudava o sistema digestivo, em suasexperiências percebeu que o cachorro que usava de cobaia salivava toda vez que tinha contato com a comida, notou que em determinado momento ele começou a salivar sem mesmo ver a comida, só de ouvir os passosde Pavlov ele salivava, a comida era o estimulo para salivar, mais os passos de Pavlov, que era um estimulo neutro, estava associado a comida.
Pavlov usou um sino antes de dar a comida e o cachorrosalivava toda vez que o sino tocava, até mesmo quando não vinha acompanhado de comida, esse comportamento se extinguia depois de um tempo se o sino não viesse acompanhado de comida.
Isso foi oinicio para o estudo do comportamento e a ideia de que os processos mentais são a respostas dos estímulos que o corpo sofre.
Watson começa suas experiências com animais, no mesmo momento a psicologia sepopulariza.
Outros começam a estudar o comportamento, entre eles Karl Lashley, Edward Tolman com seu sistema de behaviorismo intencional que combinava o estudo do objeto do comportamento com a...
tracking img