Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O behaviorismo método criado por John B. Watson, no qual ele afirma que o indivíduo comporta-se através de estímulos que são lhe impostos.Desta forma esse método de estimulo e resposta vem sendo utilizado não somente no processo de ensino e aprendizagem mais também em outras áreas como em empresas. Assim o Behaviorismo Radical promete trazer mudanças à administradoressobre como compreender o homem, o mundo e suas relações.




2. BEHAVIORISMO


O behaviorismo (behavior = comportamento) surgiu como uma reação à psicologia introspectiva (mentalista) que estava em alta no início do século XX. Seu fundador foi o norte-americano John B. Watson (1878 - 1958) que em 1913 escreveu o artigo O comportamentismo, que ficou conhecido como Manifestobehaviorista.
O Objetivo principal do behaviorismo de Watson era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionando as respostas com os estímulos que as precedem.


Aplicação
O Behaviorismo é utilizado na educação, no treinamento de empresas, na publicidade, na clínica, etc.
No caso do marketing, o behaviorismo é amplamente aplicável. No entanto, não é possível transpor asconclusões de situações experimentais para a realidade. Tampouco é possível controlar com tanto rigor a interferência de variáveis, tanto no nível do estímulo quanto do reforço. O behaviorismo estuda o comportamento individual; logo, a estrutura não é considerada, nem a interação entre os grupos e entre seus membros.
Os cientistas do marketing buscam conquistar o comportamento de fidelidade e depermanência de seu público-alvo, que envolvem submissão; e o comportamento inovador, que envolve uma contribuição criativa e a aceitação de novos produtos.
Eventualmente as campanhas adotam o reforço negativo e a punição para condicionar seus indivíduos a se comportarem dentro dos padrões e para extinguir comportamentos não desejáveis. Tais reforços podem promover um clima de instabilidade eum comportamento defensivo de seus consumidores.
Já o reforço positivo poder também ser usado para reforçar o comportamento dependente. As políticas de incentivo são um bom exemplo disso. Mas o mesmo reforço que pode ser considerado positivo para alguns, pode levar a condicionamentos diferentes e, as vezes, inesperados. Além disso, para haver criatividade e inovação, é preciso que osindivíduos se sintam mais livres e menos defendidos.
Os grupos têm também sido usados como eficientes instrumentos de controle dos comportamentos. O reforço positivo é efetuado por meio de aceitação, o negativo pela desaprovação e a punição pela eliminação do indivíduo como membro.
Entretanto, a redução do comportamento humano ao mecanismo de estímulo-resposta, sem considerar os processospsicológicos como motivação, cognição, etc., reduz e bloqueia o potencial criativo e inovador dos indivíduos e o desenvolvimento das capacidades humanas.


2.1. A PRIMEIRA GERAÇÃO: BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
John B. Watson, com a publicação do seu artigo intitulado "Psicologia: como os behavioristas a vêem", inaugura, em 1913, o termo que passa a denominar uma das mais expressivas tendênciasteóricas ainda vigentes: o Behaviorismo. O termo inglês "behavior" significa "comportamento", razão pela qual usamos, no Brasil, Behaviorismo como também Comportamentalismo, Análise Experimental do Comportamento, entre outros, para nos referirmos à visão teórica em pauta (FURTADO, op.cit.). Ao postular o comportamento como objeto de estudos da Psicologia, Watson estabelece um objeto de estudos "observávele mensurável, cujos experimentos poderiam reproduzir diferentes condições e sujeitos” (ibid. p.45).
As concepções de Watson, guiadas pela psicologia objetiva de Comte, representam uma grande oposição à introspecção, movimento que vigorava na época, assim como rejeitavam também a analogia como métodos. As proposições de Watson, portanto, trouxeram respostas essenciais aos objetivos que...
tracking img