Bcaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) o que é o BCAA?

Os BCAA (Branched-chain amino acids), que significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada, são formados pelos aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina e são considerados aminoácidos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo e requerem ser ingeridos na dieta.

2) Onde encontramos naturalmente?

São encontrados em maiores quantidades em alimentos comocarnes, ovos, soja, leite e seus derivados.

3) Como descobriram essa substância?

Não encontrei nada sobre

4) Para que serve? Quais os benefícios? O que as pesquisas científicas têm mostrado?

Efeito Anticatabólico: O fígado tem a capacidade de quebrar a maioria dos aminoacidos para obter energia quando é preciso (exercícios intensos ou durante jejum prolongado por exemplo), os BCAA’s são umpouco diferentes disso e não são totalmente quebrados no fígado e podem ser liberados na corrente sanguínea e serem utilizados pelos músculos como substrato energético em algumas situações em que eles são necessários.
Durante o repouso após um exercício físico, os BCAA são importantes por participar da síntese protéica e eles compõe até 1/3 do músculo esquelético. Aumentam hormônios comoinsulina, testosterona e gH. Em exercícios longos onde o indivíduo depleta seus estoques de glicogênio muscular os BCAA são utilizados como fonte de energia.
Uma teoria do motivo que faz com que o corpo diminua o catabolismo muscular é de que quando há uma quantidade maior que o normal de BCAA livre, o organismo interrompe a quebra de proteína muscular já que em condições normais, quantidades elevadasde BCAA na corrente sanguínea significaria que os músculos estariam sendo catabolizados em excesso. Interrompendo a quebra de massa magra para fonte de energia o organismo acaba utilizando mais energia do tecido adiposo.
Estudos mostram que em exercícios de intensidade moderada (pedalando a 55% do VO2 max) onde a oxidação de BCAA foi 240% maior que em repouso e utilizado 90% das recomendaçõesdiárias de BCAA durante apenas 2 horas de atividade física. Em outro estudo foi demonstrado que durante uma corrida de 5km mais de 100% das recomendações diárias de BCAA são oxidadas.

Exercícios de longa duração: Os BCAA podem servir como doadores de nitrogênio na forma de L-Alanina e com isso fazer com que o corpo obtenha glicose após as reservas de glicogênio muscular forem depletadas. Em umestudo japonês os pesquisadores administraram BCAA para ratos e observaram que após o exercício até exaustão, os ratos apresentavam pequenas quantidades disponíveis de glicogênio hepático e muscular, em comparação com um grupo sem a suplementação de BCAA. Isso demonstra que a suplementação ajuda ao indivíduo a aumentar a performance em exercícios de longa intensidade e duração.

Estimular a queima degordura: Tem sido demonstrado que ajudam a ativar a oxidação de gordura visceral. Em um estudo envolvendo três grupos de lutadores de Wrestling onde um grupo ingeria uma dieta rica em BCAA, outro uma dieta pobre em BCAA e um grupo controle, os lutadores que receberam a dieta rica em BCAA foi o que mais perdeu gordura corporal (maior parte da região abdominal) após 19 dias de estudo.
Em outroestudo envolvendo 2 grupos de alpinistas, sendo um suplementado e o outro não, ambos tiveram perda de gordura similares mas o grupo suplementado teve um ganho de massa muscular em comparação com o grupo placebo.

BCAA x Fadíga Central: A hipótese de que o triptofano é responsável pela fadiga precoce em exercícios de longa duração explica-se da pelo fato de que durante atividades de longa duração,a concentração plasmática de BCAA diminui por decorrência da maior oxidação do mesmo devido à diminuição da quantidade de glicogênio muscular. Com isso, a captação de triptofano no hipotálamo ficaria mais facilitada, visto que o BCAA e o triptofano competem pela ligação ao mesmo transportador de aminoácidos neutros na barreira hemato-encefálica. Essa fadiga é caracterizada, principalmente, pela...
tracking img