Baunilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A baunilha é uma vagem seca derivada de uma orquidea das florestas tropicais da america central. Originaria do mexico (regiao dos astecas), eram produzidas e importadas por totonacas (moradoresdo golfo do mexico ). Era consumida junto com a bebida sagrada chocolatl (ancestral do nosso chocolate) para aromatizar e realçar o sabor.

Foi levada pelos espanhois no seculo XVI mas só chegou aeuropa na segunda metade do seculo (junto com o cacau).

Só a partir do seculo XVII é que sua aceitacao se tornou maior, quando foi apresentada a rainha isabel I de inglaterra pelo farmaceuticohugh morgan, que tambem a apresentou a charles de l'ecluse, que foi o primeiro a publicar na europa uma descricao naturalista da vagem a qual chama de "concha aromatica alongada". A baunilha virouuma paixao na europa, Perfumando Os Cremes E Reinando Na Culinaria dos Doces; sendo cada vez mais apreciada na corte francesa de Luis XVI.

Diz-se que a baunilha foi o unico tesouro que osespanhois nao conseguiram levar dos astecas e implantar na europa. A planta crescia bonita , mas nada de dar frutos. A razao era a falta de inseto polinizadores.
Somente em 1836, quando o botânicobelga Charles Morren conseguiu a polinização artificial, é que o cultivo da baunilha se difundiu.
Em 1841, um jovem escravo de 12 anos, chamado Edmond Albius descobriu, por ele mesmo, a técnica dapolinização manual. Assim, em 1848, o departamento ultramarino francês de Réunion exportou para a França cerca de 50 favas. Devido ao grande sucesso deste cultivo, a cultura da Vanilla foiintroduzida nas ilhas vizinhas (Madagascar, Comores, Santa Maria) e em 1898, cerca de 200 toneladas de vagens foram produzidas pelas colônias francesas.
A descoberta da polinização artificial e a venda demudas permitiram o desenvolvimento do cultivo comercial da Vanilla nas regiões tropicais e, além da França, a Inglaterra e a Bélgica cultivaram esta orquídea em muitas de suas possessões coloniais.
tracking img