Batismo infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“BATISMO INFANTIL”
UM PACTO DE GRAÇA AOS PAIS
TRANSMITIDO AOS FILHOS


POR


ÉBERSON GRACINO


TESE APRESENTADA EM CUMPRIMENTO
AS EXIGÊNCIAS DO SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO SUL
PARA OBTENÇÃO DO GRAU
DE
BACHAREL EM TEOLOGIA


ORIENTADOR: REV. CALVINO CAMARGO
CAMPINAS
1997

AGRADECIMENTOS:

Agradeço em primeiro lugar a Deus, que me trouxe, sustentou e agora me permite sairvitorioso deste Seminário. Pela iluminação que Ele me concedeu das Sagradas Escrituras, sem a qual este trabalho não existiria. Pelo Seu consolo, ânimo e fortalecimento diário aqui nesta casa de Profetas.

Agradeço à minha esposa Eliza e a meu filho Elias, que cuidaram de mim, oraram por mim, e nunca duvidaram da minha vocação. Estiveram lado a lado comigo nos momentos alegres e acima detudo nos momentos mais difíceis.

Agradeço à minha família, meu pai e minha mãe, Flávio e Maria “Cida”, e ao meu irmão Anderson.

Agradeço à família de minha esposa, meu sogro e sogra e cunhados, Lizias, Isabel, Cristiano e Alexandre. E a Cerline que agora faz parte da família.




Agradeço à Igreja Presbiteriana Hebrom de Ponta Grossa, na pessoa do Pastor Moisés de Souza, Igreja na qualme converti, e enviou-me ao Seminário. Ao sustento espiritual, emocional e também financeiro que me deram, não deixando nada faltar.

Agradeço ao irmão Presbítero Adir Araújo Alves e sua família, que foram os instrumentos usados por Deus na minha conversão. O meu muito agradecimento.

Agradeço ao irmão Presbítero Nilton José Fornazari e sua família, que nos sustentou com orações e todotrabalho dedicado à esta causa. A minha Gratidão.

Agradeço ao Rev. Acir Alves e sua família, que é o meu pastor, que me ensinou muito, acima de tudo a ser um homem de Deus. A ele que para mim é um exemplo de pastor a ser seguido, minha gratidão.

Agradeço à Igreja Presbiteriana do Jardim Licínia de Campinas, na pessoa do Rev. Abner Lara e do Rev. Edson Elias, que fez parte desta minhacaminhada junto com minha família.



Agradeço à Congregação do Cecap em Araraquara, na pessoa do Presbítero Rubens e do Rev. Geraldo Silveira Filho.

Agradeço à Congregação do Jardim Ipaussurama, na pessoa do Presbítero Jonas A. Almeida e sua família. Meu carinho todo especial por todas as pessoas que compôem esta Igreja, que foram fundamentais para minha experiência pastoral, meu louvor a Deuspor serem instrumentos d’Ele em minha vida.

Agradeço ao meu tutor, Rev. Oscar Pugsley e sua esposa Marilda, que foi como um pai nesta caminhada final, dando-me toda força, orientação e cuidado pastoral. Meu agradecimento.

Agradeço ao Presbitério de Ponta Grossa, que acreditou na minha pessoa, que me sustentou através de orações e também financeiramente, nestes anos aqui no Seminário.Por fim, agradeço ao meu orientador deste trabalho, o Rev. Calvino Camargo e sua família, sua esposa Marlene e sua filha Mariana. A ele que me orientou e ajudou a organizar este trabalho.





DEDICATÓRIA:


Dedico esta tese à minha esposa Eliza e ao meu fiho Elias. Pelo amor, pela entrega, pelas lágrimas, orações,
Mesmo quando estivemos longe um do outro, na vinda do Elias, sempreestivemos juntos em pensamentos.
E também louvo ao Senhor pela vida da Eliza e do Elias, que tornaram-se para mim um grande estímulo para minha vida e meu ministério.







ÍNDICE

BASE CONFESSIONAL....................................08
INTRODUÇÃO............................................10
Capítulo I - BATISMO INFANTIL

1.1 - A Tradição Reformada..........................131.1.1 - A Posição de Calvino................14
1.2 - O Significado do Batismo Infantil.............17
1.3 - Origem Divina do Batismo Infantil.............21
1.3.1 - No Antigo Testamento................21
1.3.2 - No Novo Testamento..................25
Conclusão...................................29
1.4 - A fé e o Batismo Infantil.....................31
1.5 - A Responsabilidade dos...
tracking img