Bateria-chumbo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bateria Chumbo/ Ácido























Votorantim

2012

Desenvolvimento

A bateria de chumbo-ácido foi inventada por Gaston Planté em 1860.Durante estes 141 anosesta bateria sofreu aprimoramentos tecnológicos os mais diversos possíveis, fazendo com que a bateria de chumbo-ácido continue sendo uma das baterias mais confiáveis do mercado, atendendo aaplicações as mais diversas. Ela é usada como bateria de arranque e iluminação em automóveis, como fontes alternativas em no breaks, em sistemas de tração para veículos e máquinas elétricas, etc.Componentes

Seus componentes são perigosos (metais e ácido) fiquem afastados de aterros e de incineradores de lixo urbano e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens deconsumo.Todos os constituintes de uma bateria chumbo-ácido apresentam potencial para reciclagem.



Funcionamento

Quando o circuito externo é fechado, conectando eletricamente os terminais, a bateriaentra em funcionamento (descarga), ocorrendo a semi-reação de oxidação no chumbo e a de redução no dióxido de chumbo.























Principais Reações



A bateria,que é usada em veículos, automotores, é uma pilha constituída por eletrodos de chumbo(ânodo), e de óxido de chumbo, impregnado de chumbo (cátodo), imersos em uma solução de H2SO4 (ácido sulfúrico), a20%, com densidade de 1,15g.

As caractéricas da bateria são:

• Cada pilha ou clemento apresenta um [pic]e; de aproximadamente 2v. Desse modo, uma associação em série de três elementos nosdá uma bateria de 12v.

• Como o PB, o PBO2 e o PBSO4, são sólidos, o DEº do acumulador depende exclusivamente da concentração do H2SO4. Por esse motivo, devemos manter constante o volume de água.• A descarga consome o H2SO4, mas durante a recarga, feita automaticamente pelo gerador ou alternada do motor do veiculo, o H2SO4 é regenerada e o PBSO4 volta à condição de PB e PBO2....
tracking img