Basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Basquetebol


Introdução

Este trabalho foi feito no âmbito na disciplina de Educação Física, dada as minhas dificuldades nesta disciplina.
Neste trabalho vou falar sobre a modalidade de Basquetebol, falarei da origem deste desporto, do seu conceito próprio, da posição-base para a sua prática, do terreno de jogo, um pequeno resumo do seu regulamento, bem como os tipos de drible epasse, entre outros.



















Índice










O que é o basquetebol?

O basquetebol é um desporto colectivo, dos mais famosos em todo o mundo, disputado entre duas equipas de 5 jogadores, e tem como objectivo marcar o maior número de pontos possíveis, introduzindo a bola no cesto. Este desporto pode ser praticado tanto ao ar livre, como num pavilhãodesportivo.
O cumprimento das regras deste é assegurado pelos três árbitros existentes na partida, um marcador e o seu auxiliar, que tem como função preencher o boletim de jogo, um cronometrista, que verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo, e um operador de vinte e quatro segundos, que tem á sua responsabilidade controlar os vinte e quatro segundos que cada equipa dispõe para a posse de bola.Origem do basquetebol

Para falarmos da origem do Basquetebol temos de recuar até ao ano de 1891, quando, nos Estados Unidos da América, mais propriamente em Massachusetts, o professor de Educação Física James Naismith, foi incumbido, pelo director da escola onde leccionava, de criar um desporto colectivo, que pudesse ser jogado no pavilhão da escola, e que aomesmo tempo, não fosse violento.
O professor depois de muito estudar e observar, pensou em criar um jogo que tivesse como objectivo introduzir uma bola em buracos colocados no ar. De inicio, os cestos que usou eram uns simples cestos de colheita de pêssegos, mas depois verificou que isso cortava o ritmo de jogo, uma vez que era necessário ir ao cesto retirar a bola. Então, posteriormente, decidiuretirar o fundo aos cestos, de forma a fazer a bola cair instantaneamente.
Dois meses depois da sua invenção, e como tudo na vida precisa de regras, apareceram as primeiras 13 regras do basquetebol, que ao longo dos tempos, foram pensadas e alteradas, de modo a tornar este desporto mais espectacular.
O gosto pelo basquetebol propagou-se rapidamente, dado que é um desporto que pode serpraticado por todas as pessoas de qualquer idade.












O Regulamento de jogo

Terreno de jogo

O terreno de jogo é rectangular é de 28x15m, e caso o campo seja coberto, o teto deve ter, no mínimo 7 metros de altura.
A superfície de campo, por norma, é de madeira ou cimento, todas as linhas devem ser bem visíveis, e é proibida a existência de qualquer obstáculo a menos de 2m dedistância.
As linhas que determinam o comprimento chamam-se laterais, e as linhas que determinam a largura chamam-se linhas finais. Qualquer linha do campo tem 5cm de largura.


Constituição das equipas

Cada equipa tem no máximo 12 jogadores, 5 estão em campo e os 7 restantes são os suplentes.

A duração do jogo

O tempo total de um jogo de basquetebol é 40 minutos, divididos emquatro períodos iguais de 10 minutos. O intervalo maior é entre o segundo e o terceiro período, que tem uma duração de 15 minutos, todos os outros intervalos têm apenas a duração de 2 minutos.

Os árbitros

O jogo, tal como já foi dito, é constituído por 3 arbitros, 1 arbitro principal e 2 auxiliares. Sempre que os árbitros não estiverem de acordo, é o árbitro principal que tem o direito deditar qual a decisão final.

A bola

A bola de basquetebol tem de perímetro cerca de 75 a 78 cm, e pesa cerca de 600 a 650gr.

Início do jogo

O jogo começa como o lançamento da bolar ao ar, pelo arbitro, entre dois jogadores, um de cada equipa, no circulo central, e esta só pode ser tocada quando a bola atingir o ponto mais alto.

Reposição da bola em jogo

Depois da marcação de uma...
tracking img