Basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Características e princípios básicos
O basquetebol, como toda modalidade esportiva coletiva tem como característica básica o confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno dejogo e se movimentam com o objetivo de vencer, alternando situações de defesa e ataque. As modalidades coletivas, segundo Bayer (1986) apresentam pontos comuns: a bola, um terreno delimitado, uma metaa ser alcançada, companheiros de equipe, adversários, regras e árbitros.
As modalidades coletivas envolvem, necessariamente, invasão, oposição e cooperação. No ataque invasãocaracteriza-se pela tentativa de atingir a meta adversária, “furando” bloqueios defensivos e penetrando em espaços onde essas metas estão alocadas. Sob o ponto de vista defensivo, a invasão ocorre no sentido deevitar a ação do ataque, diminuindo os espaços. Ao “invadir” os espaços, haverá o confronto que caracteriza a oposição entre ataque e defesa. Para que isto aconteça de forma organizada, a cooperaçãoentre os componentes de uma mesma equipe é fundamental (Hernandez Moreno, 1998).
Os princípios de ataque e defesa que estão presentes nas modalidades esportivas coletivas e,consequentemente, no basquetebol são:
Ataque
• Conservação da posse de bola – as equipes procuram organizar seu jogo através de situações que lhes deem a possibilidade de reter a posse de bola, deacordo com as regras específicas de cada esporte.
• Desequilíbrio da defesa – as equipes procuram através de movimentações organi zadas (ou não) criar espaços na defesa para proporcionar uma melhorcondição de finalização
• Finalização – forma de atingir a meta adversária e converter os pontos necessários.
Defesa:
• Recuperação da posse de bola – esta é a primeira tentativa das equipespara obter a possibilidade de atacar. Para isto são utilizados movimentos individuais e/ou coletivos. A recuperação também ocorrer após uma tentativa não convertida do ataque.
• Contenção do ataque...
tracking img