Base de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Agostinho Neto
Faculdade de Economia








- TRABALHO ELABORADO PELOS ESTUDANTES

Carlos Manuel da Costa Pimentel Nº 35.770
Maria de Fátima Mendonça Guenji Nº 45.665
Rita Patrícia Cardoso de Castro Nº 45.596
Antonica Manuel Gaeta Fernando Nº 45.602
Eduarda Lindalva Cardoso da Silva Nº 45.657
Ana Isabel Dias dos SantosNº 45.576

- Indice

Introdução pag.
II – Objectivo 5
III – Controlo e avaliação dos recursos humanos 6
3.1- Avaliação dos Meios Humanos 6
3.1.1- Objectivos e técnicas de avaliação do desempenho 7 - 10
3.1.2 – Processo de avaliação de desempenho 11 - 14
4 – Dificuldades do processo de avaliação 15
4.1 – Periodicidade e avaliadores de desempenho 15, 16
5 – Conclusão 17
6 –Bibliografia 18



– Introdução

A gestão é o acto de planear, controlar, organizar, dirigir e maximizar os recursos de uma empresa.

Os recursos que a organização utiliza são: terra, capital e trabalho. É verdade que sem os meios financeiros (capital) e sem um espaço físico (terra) não é possível levar a cabo um negócio, no entanto, estes dois factores produtivos tornam-seinúteis sem a acção do ser humano, levando-nos por isso a concluir que o factor trabalho é o mais importante para criar uma organização.

A administração de recursos humanos produz profundos nas pessoas e nas organizações. A maneira de lidar com as pessoas, de buscá-las no mercado, de integrá-las e orientá-las, de fazê-las trabalhar, de desenvolvê-las, de recompensá-las ou monitorá-las e controlá-las,ou seja, a qualidade da maneira como as pessoas são geridas na organização e um aspecto crucial na competitividade organizacional.
Os processos básicos de gestão de pessoas são cinco: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controlo de pessoas.



II – Objectivo

Este trabalho visa esclarecer os aspectos ligados a avaliação do desempenho na gestão dos recursos humanos.Trataremos aqui os vários métodos e técnicas de avaliação, o calendário usado nas empresas para esse fim, e como conseguir bons resultados na avaliação. É bom mencionar que essa ferramenta é muito útil, pois vai ajudar a identificar os funcionários mais proactivos e aqueles com potencial para melhorar.

Abordaremos também:
- A responsabilidade da avaliação
- Objectivos da avaliação dodesempenho
- Benefícios da avaliação do desempenho
- Métodos ou técnicas de avaliação do desempenho

III – Controlo e avaliação dos recursos humanos

O controlo dos recursos humanos consiste na verificação do estado de funcionabilidade dos meios humanos tanto do ponto de vista do indivíduo, com a satisfação dos anseios pessoais, como do ponto de vista da organização, com o cumprimento dosobjectivos organizacionais. A semelhança do controlo clínico (check up), existem indicadores que assinalam as disfunções resultantes da interacções entre estruturas e comportamentos nas organizações.

3.1- Avaliação dos Meios Humanos

Avaliação do desempenho individual poderia tornar-se uma armadilha se não enquadrá-la numa perspectiva mais alargada; uma perspectiva de marketing que implica a qualidadedo trabalho (serviços ou produto) oferecido pelo indivíduo em consideração com os objectivos estratégicos da própria organização. Os objectivos da avaliação devem ser claramente definidos e conhecidos, sobretudo pelos avaliados. O desempenho depende da adequação entre diferentes factores: esforço por fazer, recompensa esperada, natureza dos objectivos, etc.

*Chang Yü: O melhor método para seempregarem homens consiste em utilizar os avarentos e os estúpidos, os inteligentes e os corajosos, responsablizando cada um de acordo com as situações que mais convenham às suas maneiras de ser. Seleccionem-se segundo as suas capacidades.

*Sun Tzu, A Arte da Guerra, Mem Martins, 2ª edição, Publicações Europa-América.

3.1.1- Objectivos e técnicas de avaliação do desempenho

Importa que...
tracking img