Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco

A exuberância da arte Barroca, foi considerada de mau gosto pelos neoclássicos do século XVIII. Foi em meados de 1750 que a palavra barroco passou a ter sentido pejorativo, designando umaarte extravagante, muito rebuscada.
A arte Barroca estendeu-se por todo o século XVII, e pelas primeiras décadas do século XVIII. Surgiu em Roma e aos poucos espalhou-se por toda a Europa e AméricaLatina.
O barraco caracteriza-se pelo forte contraste do claro e escuro (Luz e Sombra) e principalmente pelos temas religiosos.
A arte barroca é extremamente ornamentada; os gestos das figuras visamprovocar no espectador, emoção e compreensão do drama humano.
O Barroco assumiu diversas características ao longo de seu tempo, e mais que um estilo artístico, era um estilo de vida. A arte barrocaera profundamente católica e foi usada como forma de expressão da mensagem religiosa da conta-reforma.
As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da igreja, como meio de propaganda eação. Isto não significa apenas uma pintura de santos e anjos, mas sim, de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações.
O barroco foi uma tendência artística que sedesenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, música, pintura, escultura e arquitetura da época. O berço do barroco é a Itália do século XVII.
Os artistas barrocos forampatrocinados pelos monarcas burgueses e pelo Clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressão as emoções da vida e do ser humano.
O período final dobarroco (SÉCULO XVIII) é chamado de Rococó e possui
algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estejam presentes nesta fase.
As obras dos artistas barrocos europeus,valorizam as cores, as sombras e a luz e representam os contrastes. As imagens não são tão centralizadas quando as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento.
O barroco...
tracking img