Barreiro terra natal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barreiro terra Natal

O Barreiro é uma cidade portuguesa no Distrito de Setúbal. A cidade portuguesa do Barreiro teve origem numa aldeia ribeirinha, repovoada após a conquista, sob a égide dosCavaleiros da Ordem de Santiago da Espada. Os seus povoadores dedicavam-se às atividades piscatórias e da extração do sal. Terra de pescadores e de gentes do campo levou vida obscura, se bem que tivessesido elevada a vila em 1521.O concelho do Barreiro, ao ser extinto, o de Alhos Vedros em 1855, passou a integrar na sua área as freguesias de Palhais e Lavradio.
O desenvolvimento do Barreiro teveinício em 1861, com a exploração das linhas férreas até Vendas Novas e até Setúbal. A sua expansão deve-se, contudo, a partir de 1906.Assim a implementação de indústrias pela Companhia União Fabril (CUF)foi mais fácil, desde 1898 dirigida pelo dinâmico e empreendedor empresário Alfredo da Silva.
Desde então o Barreiro tornar-se-ia uma “moderna vila industrial e operária", transformando por completoo antigo aspeto de vila. A malha urbana cresceria além dos limites do próprio concelho, até à vizinha Moita. Os vestígios deste passado são ainda hoje uma marca da cidade, através das oficinas da CP,dos Bairros Operários, e em especial do ainda presente parque industrial-empresarial da Quimiparque (atual nome da antiga CUF e QUIMIGAL).
O Barreiro ascendeu ao título de cidade em 28 de Junho de1984. Desporto
O Barreiro desde sempre uma cidade desportiva, onde os espaços para os vários desportos, são consideravelmente variados. Na cidade são bastante representativos os seus maiores clubes,como o Futebol Clube Barreirense, e o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro. No Futebol, o Barreirense, é o clube Português com maior número de campeonatos ganhos, e o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro(CUF/QUIMIGAL/FABRIL).Também em basquetebol, o FC Barreirense é muito histórico, com 2 campeonatos e 6 taças de Portugal. A cidade tem boas infraestruturas para as
modalidades, como o Estádio...
tracking img