Barreiras enfrentadas pela onu nos dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sexagenária Organização das Nações Unidas (ONU) tem enfrentado, neste início de século, um momento de contestação no que se refere à forma como exerce sua autoridade política no sistemainternacional. Se os eventos que sucederam diretamente ao episódico do 11 de setembro de 2001 foram capazes de demonstrar, em alguma medida, a existência de possibilidades funcionais para as Nações Unidas, ainvasão do Iraque, pouco mais de um ano depois, foi entendida por muitos como símbolo da evidente incapacidade dela de evitar ações unilaterais como aquela perpetrada pelos Estados Unidos da América(EUA) e seus aliados.
Se é razoável falar de uma "crise de identidade" no seio da maior organização internacional do planeta, também faz sentido notar que o despertar do século XXI reacendeu ou,simplesmente, deu continuidade a certos debates cruciais, trazidos à tona no interior das Nações Unidas, a partir do corte epistemológico marcado pelo fim da Guerra Fria, na década anterior. Um deles,particularmente relevante, remonta à relação entre autoridade política e exercício da coerção por parte da ONU. Afinal, se a crítica fundamental levada a cabo por seus opositores buscava colocar, lado alado, a ineficiência da Organização em lidar com o nascimento de novas situações referentes a questões de segurança internacional e uma suposta quebra da credibilidade de sua autoridade política,julgou-se cabível reconsiderar o lugar do "exercício efetivo da coerção" no papel internacional desempenhado pelas Nações Unidas.
Partindo das transformações políticas ocorridas nos últimos anos, emespecial os eventos internacionais pós-11 de setembro, busca-se demonstrar que, no advento deste século, a despeito dos desafios colocados ao sistema de segurança coletiva da Organização de São Francisco, asua autoridade política é crescente, e largamente desvinculada do critério do "exercício efetivo da coerção".
Esta barreira faz parte justamente da importância da ONU, que é a da paz mundial,...
tracking img