Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BARRAMENTOS

Conceito
Um barramento, ou bus, nada mais é do que um caminho comum pelo qual os dados trafegam dentro do computador. Este caminho é usado para comunicações e pode ser estabelecido entre dois ou mais elementos do computador.
Podemos definir os barramentos como uma via de comunicação pela qual o processador se comunica com o seu exterior (memórias, periféricos, etc.), podendoainda ser definido como um conjunto de sinais elétricos transmitidos através das trilhas ou vias da placa mãe com o mesmo propósito.
Características
O tamanho de um barramento é importante pois ele determina quantos dados podem ser transmitidos em uma única vez. Por exemplo, um barramento de 16 bits pode transmitir 16 bits de dado, e um barramento de 32 bits pode transmitir 32 bits de dados a cadavez.
Todo barramento tem uma velocidade medida em MHz. Um barramento rápido permite transmitir dados rapidamente, que tornam as aplicações mais rápidas.
Os barramentos são conjuntos de fios que normalmente estão presentes em todas as placas do computador
Barramento é um conjunto de 50 a 100 fios que fazem a comunicação entre todos os dispositivos do computador: UCP, memória, dispositivos deentrada e saída e outros. Os sinais típicos encontrados no barramento são: dados, clock, endereços e controle. Os dados trafegam por motivos claros de necessidade de serem levados às mais diversas porções do computador. Os endereços estão presentes para indicar a localização para onde os dados vão ou vêm.
O clock trafega nos barramentos conhecidos como síncronos, pois os dispositivos são obrigadosa seguir uma sincronia de tempo para se comunicarem. O controle existe para informar aos dispositivos envolvidos na transmissão do barramento se a operação em curso é de escrita, leitura, reset ou outra qualquer.

Tipos de barramentos

Barramento do processador: é o barramento que o chipset usa para
enviar/receber informações do processador. O chipset são os chips de suporte
adjacentescontidos na placa mãe
.
Barramento de Cache: usado pelos Pentium Pro e Pentium III, é um barramento dedicado para acessar o sistema cache. Ele é algumas vezes chamado de barramento backside. Processadores convencionais que usam placas mãe de quinta geração tem uma cache conectada ao barramento de memória padrão.

Barramento de memória: é um barramento que conecta o sub sistema de
memória aochipset e ao processador. Em alguns sistemas o barramento do
processador e o barramento de memória são basicamente a mesma coisa.

Barramento local de E/S: (Entrada/Saída). É usado para conectar periféricos de alto desempenho à memória, chipset e processador. Por exemplo, placas de
vídeo, interface de redes de alta velocidade geralmente usam um barramento
deste tipo. Os dois tipos barramentoslocais de E/S mais comuns são o VESA
Local Bus (VLB) e o Peripheral Component Interconnect Bus (PCI).

Barramento padrão de E/S: conecta os três barramentos acima ao antigo
barramento padrão de E/S, usado para periféricos lentos (modems, placas de som regulares, interfaces de rede de baixa velocidade) e também para compatibilidade com dispositivos antigos. O principal barramento padrão de E/Sé o Industry Standard Architecture (ISA) bus. Nos PCs, o barramento ISA (antigo padrão) está sendo substituído por barramentos mais rápidos, como PCI. Geralmente, quando se ouve sobre o barramento de E/S, praticamente falamos de slots de expansão.
Alguns novos PCs usam um “barramento” adicional projetado para comunicação de grafismos apenas. A palavra “barramento” foi colocada entre aspas poisesta tecnologia não se trata de um barramento, ela é um porto: o Accelerated Graphics Port (AGP). A diferença entre um porto e um barramento é que o barramento é geralmente projetado para vários dispositivos compartilhando um meio de comunicação, enquanto um porto é apenas entre dois dispositivos.
Todos os barramentos têm duas partes: um barramento de endereçamento e um barramento de dados. O...
tracking img