Serra da cajarana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UNIDADE CONSERVAÇÃO (UC) PARA A SERRA DA CAJARANA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS-RN

Antonio Luiz dos Santos
Erasmo Magno de Sousa

RESUMO

O presente artigo visa propor a criação de uma Unidade de Conservação (UC) na Serra da Cajarana, lugar onde predomina o fragilizado bioma caatinga. A criação dessa UC busca incentivar a pesquisa cientifica voltada para aconservação da natureza, permitir uma melhor relação com as comunidades em seu entorno, promover ações e atividades de educação ambiental, além de fomentar o ecoturismo como fonte de desenvolvimento socioambiental para o município de Santana do Matos-RN.
Palavras-chave: Unidade de conservação. Educação ambiental. Ecoturismo.

ABSTRACT

This article aims to propose the creation of a ConservationUnit (CU) in the Serra da Cajarana, where the predominant savanna biome weakened. The creation of this UC seeks to encourage scientific research focused on the conservation of nature, allowing a better relationship with the communities around them, promote action and environmental education activities, as well as promoting ecotourism as a source of environmental development for the municipality ofSantana the RN-Matos.
Keyword: Unity conservation, environmental education, ecotourism.

1 INTRODUÇÃO

Com desenvolvimento econômico, o fortalecimento do capital, o crescimento e densidade habitacional, o estreitamento das relações sociais, culturais e econômicas que são resultados do fenômeno global de desenvolvimento e consequentemente, as novas necessidades de sobrevivência humana.Percebe-se um modelo de consumo que segue na contra mão da manutenção do espaço que o próprio ser vive. O meio ambiente está sendo instrumento de uso como nunca se percebeu na historia da humanidade, uma fonte de recursos, de energia, de alimento e de bem estar, porém, vulnerável a atividade capitalista, a qual se baseia na filosofia de exploração e nunca de conservação e longe de preservação.
Com ainvenção da maquina motor, combustível fóssil, tecnologia para produção industrial, surgimento do método de produção em escalas, fabricas de matérias e de necessidades, a revolução industrial não só propiciou as demanda de materiais, mas também, as classes consumidoras, o ser passou a ter necessidades subjetivas, pensar no capital como possibilidade de concretização de sonhos, viagens, domínios,impérios, influenciando na cultural e econômica, resultando degradação demasiada de todos os espaço do globo, de uma forma direta ou não, o homem ocupou todos os lugares.
Nesse processo a cidade funciona como uma mesa de ações, nela tem trabalho, produtos, energia, transporte, consumo e tantas outras ferramentas para sustentar o fenômeno da sustentabilidade atual. Primeiro as cidades polos, cenário dereinados e impérios, em seguida veio às cidades de influência, com o mecanismo da globalização toda e qualquer cidade do mundo passa por todo processo de ação do capitalismo, mesmo em pequena escala seja no oriente, na América, Europa, nos lugares mais extremos, inevitavelmente não tenha sofrido ação do capitalismo através da globalização, e o meio ambiente, como consequência sobra a degradação.Em paralelo a degradação do meio ambiente, naturalmente surgiu movimentos, estudos, políticas, pesquisas e lutas para mudar essa realidade ou no mínimo ameniza-la. órgãos mundiais, entidades não governamentais, universidades, povos, sociedade entre muitos grupos criaram políticas para discutir e regulamentar o processo de exploração dos recursos naturais. Parques, florestas, zonas, biomas,sistemas, termos de classificação de áreas para uso e cuidado foram idealizados, colocados como políticas e assim a sociedade mundial convive mesmo despercebidamente.
A partir do histórico apresentado, analisando a presença da ação capitalista no globo, o surgimento desenfreado de novas necessidades humanas, que este artigo propõe exploração para criação de uma unidade de conservação ambiental de um...
tracking img