Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARRAMENTOS

COMPONENTES:
DANIEL DOS SANTOS BRASIL
FELIPE SANTANA SILVA
GLEYSON HENRIQUE BASTOS
MAURÍCIO RODRIGUES DE FREITAS
PAULO EDUARDO HEITOR SILVA
VINÍCIUS GONÇALVES MARTINS FONSECA

PROFESSOR:
RAFAEL FRINHANI

DICIPLINA:
ARQUITETURA DE COMPUTADORES

CURSO/ PERIODO:
BACHARELADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1° PERIODO

SUMARIO

1 -Introdução

2- Barramentos
2.1-Barramento ISA
2.1.1- Barramento ISA 8 bits
2.1.2- Barramento ISA 16 bits
2.1.3- Barramento EISA
2.2- Barramento PCI
2.3- Barramento PCI-Express
2.4- Barramento AGP
2.5- Barramentos AMR, CNR e ACR
2.6- Barramento USB
2.7- Barramento FireWare

3- Comparativo

4- Conclusão

5- Referencias Bibliograficas

INTRODUÇÃO

Se não fossem os Barramentos, não haveria a comunicação doprocessador com os meios externos, com as memórias e com os componentes da placa mãe e seus periféricos, etc.
Neste trabalho, será abordado sobre alguns tipos de barramento, como o ISA, que apesar de não ser mais utilizado com freqüência, esteve presentes na maior parte dos computadores, o barramento PCI e seu substituto o PCI Express,utilizado pela maioria dos periféricos , o barramento AGP, que é usadoexclusivamente para vídeo, e muitos outros tipos de barramento. Além de fazer uma comparação entre os novos tipos de barramentos com os antigos tipos de barramento.
Para que os periféricos (placas em geral) possam usar esses barramentos, é necessário que cada placa (de vídeo, de som, modem, etc) seja compatível com um determinado tipo de barramento.

BARRAMENTOS

As formas pela qual oscomponentes são interligados em uma placa mãe chamam-se "arquitetura". Se você reduzi-la à expressão mais simples, perceberá que ela consiste em interligações da CPU com a memória, com os chips auxiliares e com os slots onde são conectados os periféricos. Estas interligações são feitas por meio de condutores elétricos que, na placa mãe, aparecem como riscos metálicos ligando os componentes. Cada conjuntode ligações forma um "bus", ou "barramento".
O barramento local é o mais importante de todos eles, pois estabelece a comunicação entre o processador (CPU) e as memórias SRAM e DRAM, esse tipo de arquitetura de PC foi projetada para melhorar o desempenho do sistema permitindo que algumas placas de expansão se comuniquem diretamente com o microprocessador, ignorando inteiramente o barramentonormal do sistema e são divididos em três tipos:
Barramentos de dados, que têm por função transportar a informação entre os blocos funcionais de um computador; quanto maior a sua "largura", maior o número de bits que é possível transportar em simultâneo;
Barramento de endereços, que têm por função transportar a identificação/localização dos sítios onde se pretende ler ou escrever dados;Barramento de controle, que agrupa todo o conjunto de sinais elétricos de controle do sistema, necessários ao bom funcionamento do computador como um todo.

Barramento ISA

O barramento ISA, sigla que significa Industry Standard Architeture, foi originado como um sistema de 8bits no IBM PC em 1981, tendo também sido chamado como XT Bus Architeture. Desenhado para conectar placas de expansão eperiféricos à placa mãe era um barramento síncrono de baixo custo, pois era bastante semelhante ao barramento local usando nos pcs da época, o que o tornou altamente dependente da arquitetura x86, não podendo ser utilizado em plataformas diferentes como barramentos PCI e USB.

Barramento ISA de 8 BITS

Logo que foi lançado, este barramento não possuía nenhuma norma padronizada, o que dificultava bastantea produção de placas de expansão e máquinas que fossem amplamente compatíveis entre si. Suas principais características eram:
Freqüência de operação de 4,77 MHz;
Barramento de dados bidirecional de 8 bits;
Barramento de endereços de 20 bits;
Taxa de Transfêrencia máxima de 3.5 MBit/s;
Algumas placas de 8 bits utilizam a extensão de 16 bits apenas para poderem usar mais IRQs, que eram...
tracking img