Barragens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barragens

Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
-------------------------------------------------
História
As barragensforam, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia ser sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica.[1][2] Em nível mundial algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egipto, MédioOriente e Índia.
Na Índia apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterromodernas, assim como asbarragens de betão.
Contudo, as barragens possuem desvantagens por ocuparem uma longa extensão de terras habitáveis. Isso faz com que muitas pessoas sejam desalojadas, tribos indígenas, fauna e flora completamente dizimadas, por isso deve haver a discussão sobre a real necessidade dessas barragens. É o que acontece no caso da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, o projeto apontasua construção no estado do Pará, no local onde vive atualmente a tribo Xingu.

Etimologia
A palavra barragem vem do Inglês médio,[3] e antes disso do Holandês médio, como se vê nos nomes de muitas cidades antigas.[4]
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Elementos da barragem e órgãos hidráulicos
Os Elementos da barragem eórgãos hidráulicos são os seguintes[5]:
* Paramentos ou Barramentos – as superfícies mais ou menos verticais que limitam o corpo da barragem: o paramento de montante, em contacto com a água, e o paramento de jusante.
* Coroamento – a superfície que delimita superiormente o corpo da barragem.
* Encontros – as superfícies laterais de contacto com as margens do rio.
* Fundação – asuperfície inferior de contacto com o fundo do rio.
* Descarregador de cheia ou Vertedouro – o órgão hidráulico para descarga da água em excesso na albufeira em período de cheia, em caso de atingir a cota máxima do reservatório
* Tomadas de água – os órgãos hidráulicos de extracção de água da albufeira para utilização.
* Descarregador de fundo – o órgão hidráulico para esvaziamento da albufeiraou manutenção do caudal ecológico a jusante da barragem.
* Eclusas ou Comportas – órgão hidráulico que a entrada e saída de água entre a montante e a jusante da barragem e permite à navegação fluvial vencer o desnível imposto pela barragem.
* Escada de peixes – órgão hidráulico que permite aos peixes vencer o desnível imposto pela barragem.-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Tipos de barragem

As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação). As barragens são muitoimportantes para o mundo moderno, pois são elas que permitem que haja água potável canalizada nas grandemetrópoles mundiais. Contudo, toda a zona onde a barragem e a sua albufeira se encontram e também a área circundante, nomeadamente a jusante, por onde o rio passava, é afectada. É por esse facto que antes de se construir uma barragem é necessário fazer estudos de impacto ambiental. Dessa...
tracking img