Baptista, myrian veras. planejamento social: intencionalidade e instrumentação – ed. veras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1716 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA NO BRASIL (continuação)

A teoria da degenerescência propunha a higienização e disciplinarização da sociedade além de pregar uma hierarquia social, estando no ápice dela a raça ariana e na base a raça negra (segundo a teoria mais propensa à degeneração por sua suposta inferioridade biológica). Essas idéias ganharam mais força com o agravamento dos problemas sociais navirada do século (necessidade de controle das massas). A questão da ordem, do controle é tomada de grande importância. Pode-se entender, portanto, o porque da ênfase na criação de asilos, eles são espaços de exclusão dos desordeiros.
Outro local importante na gênesis da psiquiatria como ciência no Brasil foi o “Hospital Juquery”. Foi construído fora da zona urbana da cidade de São Pauloapresentando lá o pensamento hegemônico da época no Brasil. Dava legitimidade à exclusão de indivíduos indesejáveis, mas que não se enquadravam no sistema penal. As técnicas mais utilizadas eram: alternância de banhos quentes e frios, malarioterapia, traumatoterapia, laborterapia e terapias medicamentosas.
A “Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro” deve ser ressaltada como marcante já que foiuma das primeiras referências da perspectiva psicoterápica no Brasil num momento em que os métodos psiquiátricos mostravam-se dominantes.
A “Liga Brasileira de Higiene Mental” foi fundada em 1923 por Gustava Riedel com o objetivo de prestar assistência ao doente mental. Esse objetivo inicial, entretanto, foi sendo alterado e as metas da liga passaram a enfatizar a profilaxia e a educação deindivíduos, transferindo a preocupação da cura para prevenção, o que teria sido um avanço não fossem essa preocupação pautada nas ideológicas eugênicas.
Sob essa perspectiva, a psiquiatria pretendia exercer controle sob as problemáticas pelo ordenamento do espaço urbano. Tinha autoridade para punir e banir os desajustados. Buscaram combater o alcoolismo, o jogo, a prostituição e o crime. A doençamental nessa época foi levada a ser uma espécie de sinônimo de criminalidade, fazendo-se assim o pareamento entre louco e periculosidade, sempre com base na teoria da degenerescência (apoiada em nomes como Spencer, Darwin, Galton, Comte, Wundt, Lombroso e outros). Grande parte dos ditos loucos perigosos era “coincidentemente” negra, o que se explica pela contextualização sócio-histórica de nossopaís onde os negros foram sistematicamente explorados e marginalizados.

[pic]
Home Psicologia GeralEscolasAtuaçãoPsicopatologiaResenhasMatériasPublicações

EventosFórum
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
Psiquiatria - História
Procurando algo específico?
Parte superior do formulário
[pic][pic][pic][pic]
Parte inferior do formulário
[pic]Introdução História da Loucura História daPsiquiatria Psiquiatria no Brasil Psiquiatria no Piaui Transtornos Reforma Psiquiatrica Psicodiagnóstico DSM IV & CID 10
[pic][pic][pic]AVISOS
O conteúdo deste site é livre para pesquisa, desde que a fonte seja devidamente citada e os creditos concedidos aos autores, que detêem os respectivos direitos autorais.
PARCEIROS
[pic]
[pic]

[pic]/psicologado.com/sicopatologia/Psiquiatria/Psiquiatria no Brasil
Cadastre seu e-mail no nosso newsletter e esteja sempre por dentro das novidades da psicologia!
Parte superior do formulário
[pic]
[pic]
Parte inferior do formulário

[pic][pic][pic]
Texto por : Flora Fernandes

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA NO BRASIL (continuação)

“A parte reservada aos doentes mentais no Hospital da Santa Casa continha em um corredor estreito, situadosob uma sala destinada às aulas da faculdade. Os enfermos mentais ficavam separados dos outros doentes do hospital apenas por um assoalho de tábuas sem forro. O local em que se encontravam tinha um pé direito muito baixo, e estava dividido em doze pequenas células, onde se acumulavam quarenta pacientes... Lá havia um tronco de madeira onde durante o dia , em uma casa religiosa e de caridade,...
tracking img