Bandeira nacional do brasi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
l
1 BANDEIRA NACIONAL
Uma bandeira nacional é uma representação das cores e dos símbolos nacionais. A maior parte das bandeiras nacionais têm formato retangular, embora também existam bandeiras quadrangulares, triangulares ou outras formas mais complexas.


1. BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA
1.1.1 História
A bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes eMiguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Foi instituída em 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da República.
É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. Desenhada pelo pintor francês Jean BaptisteDebret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", ou seja, cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social.
Dentro da esfera está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação doCruzeiro do Sul, às 8:30 horas de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada de 15 de novembro de 1889.
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que nocentro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. Aúnica estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará, que na época da Proclamaçao da República, era o estado cuja capital, Belém, era mais setentrional do país.
1.1.2 A Bandeira Nacional foi adotada pelo Decreto-Lei N0 4 de 19 de novembro de 1889 e cujo teor é o seguinte:
"O Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, considerando que ascores da nossa antiga bandeira recordam as lutas e as vitórias gloriosas do exército e da armada na defesa da Pátria; Considerando, pois, que nossas cores, independentemente da forma de governo simbolizam a perpetuidade e a integridade da Pátria entre as nações; Decreta: a Bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais, verde-amarelo, do seguinte modo: um losangoamarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo e, descendo da esquerda para a direita com a legenda "Ordem e Progresso" e ponteada por 21 estrelas, entre as quais as da constelação do Cruzeiro, dispostas na sua situação astronômica quanto à distância e no tamanho relativos representando os 20 Estados da República e o Município Neutro.... - Sala das sessões do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil.
           19 de novembro de 1889.
(Manuel Deodoro da Fonseca; Aristides da Silva Lobo; Rui Barbosa; Manuel Ferraz de Campos Salles; Quintino Bocaiúva; Benjamin Constant Botelho de Magalhães; Eduardo Wandenkolk)".
(WWW.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.)

1.2 SIGNIFICADO  Apesar de muito se especular, o decreto que originalmente determina os símbolos da nova nação, assinado aos 18 de setembro de 1822, nada oficializa sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas. É difundido, todavia, a crença de que, originalmente, a cor verde simbolizava a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro...
tracking img