Banco excel economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| | |
| |Universidade de São Paulo |
| |Escola de Artes, Ciências e Humanidades|

CURSO DE MARKETING

Disciplina: Tópicos Especiais de Marketing Turma: Matutino

Caso de Serviços – Banco Excel Econômico

Componentes do Grupo:

Bruna Munhoz

Gabriela Rodriguez

Laís Soléo

Thiago Mendes

SÃO PAULO, Abril/2011

Sumário

Histórico da empresa 3
Desenvolvimento e Apogeu 3
Processo de decadência e fim 4Apresentação e discussão das causas identificadas para decadência 6
Análise e Propostas 9
Bibliografia 17

Histórico da empresa

O Banco Excel Econômico foi um banco brasileiro fundado por Ezequiel Nasser em 1990, quando recebeu o nome de Banco Excel S/A somente. Ezequiel Edmond Nasser é um banqueiro brasileiro de ascendência judaica e havia iniciado sua carreira como funcionário do Banco Safra.Inicialmente o banco tinha sede em São Paulo capital e apresentou grande crescimento em poucos anos. O banco Excel possuía agências no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Ou seja, basicamente na região Sudeste do país. Em seu período de sucesso o banco comprou a financeira Mesbla e passou a operar também em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) e no interior de São Paulo, emCampinas. É importante ressaltar que neste período o banco só atendia contas jurídicas.

No ano de 1996 o banco adquiriu com a ajuda do governo (recursos do Proer – Programa de Reestruturação do Sistema Financeiro) o Banco Econômico, que passava por dificuldades financeiras. Na época da compra o banco era um dos quinze maiores do país. A partir de então o novo Banco Excel Econômico passou a atendertambém a região Nordeste do país, pois a nova aquisição tinha sede em Salvador e conseqüentemente a organização incorporou inúmeras agências obsoletas e ultrapassadas.

Desenvolvimento e Apogeu

Em seu período de apogeu o Banco Excel Econômico era o sétimo maior banco privado brasileiro com 11,4 bilhões de reais em ativos. Seu patrimônio era de 530 milhões de reais e a organização empregava 6000funcionários em 219 agências espalhadas por 25 estados brasileiros.

Logo após a fusão com o banco Econômico, o banco Excel Econômico deu início a uma onda de patrocínios que incluía times como o Corinthians, América Mineiro e Vitória da Bahia. O retorno sobre o investimento foi imediato, mas existia um problema na nova estrutura. Atrelado ao patrocínio dos times o banco Excel Econômico estavase promovendo através da oferta de 12 dias sem juros no seu cheque especial. Além disso, apenas a parceria com o time paulista Corinthians estava fechada por R$ 12 milhões (R$ 5 mi no primeiro ano e o restante parcelado no seguinte) e ainda se falava em mais investimentos para que jogadores como o Ronaldinho viessem para o time. A promoção da empresa estava tão alinhada com a atuação do time quejogadores como Túlio usava camisa número 12 em alusão aos 12 dias sem juros no cheque ou cartão que o banco estava oferecendo. As mangas das camisas do uniforme do time também apresentavam inscrições como Excel Fun, Excel Mais, Excel Car, Excel Cheque, etc.

Processo de decadência e fim

Logo após a compra do Banco econômico em 1996 o mercado financeiro brasileiro teve grandes mudanças. Atreladoa isto entraram no Brasil grandes bancos estrangeiros como o HSBC, da Inglaterra, o Santander, da Espanha, e o NationsBank, dos Estados Unidos. Além disso, Bradesco e Itaú se expandiram comprando novas instituições.
Ao mesmo tempo, o sucesso do Excel Econômico esperado por Nasser não foi atingido. O fundador manteve enquanto pôde a estrutura do Econômico no Nordeste devido a um compromisso...
tracking img