Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUMARÉ – SASIN1A
UNIDADE SANTO AMARO

BANCO DE DADOS I
MODELO HIERÁRQUICO

Adriano Alves Santos RA - 1115121
Rodrigo Amaral da Silva RA - 1115559
Diego Ramos Paiva RA - 1110531
Alexsandro Nicacio Siqueira RA - 1116405
Felipe Hanon dos Santos RA - 1116199

São Paulo, 2º Semestre 2012.
Sumário

1 - INTRODUÇÃO 2

2 - MODELO HIERÁRQUICO 2

3 - DIAGRAMAS deEstrutura 2

4 - CONCLUSÃO 2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 2

1 – INTRODUÇÃO

Neste Trabalho, falaremos um pouco sobre banco de dados do tipo hierárquico, mas para que possamos falar desse sistema especificamente, primeiro temos que entender o que é um banco de dados. Em uma breve definição, banco de dados é um sistema para armazenamento de dados que se relacionam entre si, com opropósito de fornecer informações ao usuário, através de pesquisas especificas. O modelo hierárquico é um entre os tipos de estruturação do banco de dados, a seguir nós falaremos um pouco sobre sua aplicabilidade suas vantagens e desvantagens.

2 - MODELO HIERÁRQUICO

Um Banco de dados hierárquico consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligações. Um registroé uma coleção de campos, cada qual contendo apenas um valor de dados. Uma ligação é uma associação entre exatamente dois registros. O modelo hierárquico é, portanto similar ao modelo de rede, no sentido de que dados e relacionamentos entre dados são também representados por registros e ligações, respectivamente. O modelo hierárquico difere do modelo de rede na organização de registros como coleçãode árvores em vez de como grafos arbitrários.
O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido á consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitam a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações. Nesse modelo de dadosos dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que procede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registro-filhos.

Um diagrama com estrutura de árvore é um esquema para um banco de dadoshierárquico. Tal diagrama consiste em dois componentes básicos: retângulos, que correspondem a tipos de registro, e linhas, que correspondem a ligações. O diagrama com estrutura de árvore serve para os mesmos propósitos que um diagrama entidade-relacionamento; a saber, ele especifica a estrutura lógica geral do banco de dados. Um diagrama com estrutura de árvore é similar ao diagrama de estrutura de dados nomodelo de rede. A principal diferença é que, no primeiro, tipos de registro são organizados na forma de uma árvore enraizada. Para todo diagrama entidade-relacionamento, existe um diagrama com estrutura de árvore correspondente.

Uma ligação é uma associação entre dois registros. O relacionamento entre um registro-pai e vários registros-filho possui cardinalidade. Os dados organizados segundoeste modelo podem ser acessados segundo uma seqüência hierárquica com uma navegação do topo para as folhas e da esquerda para direita. Um registro pode estar associado a vários registros diferentes, desde que seja replicado. A replicação possui duas grandes desvantagens: pode causar inconsistência de dados quando houver atualização e o desperdício de espaço é inevitável. O sistema comercial maisdivulgado no modelo hierárquico foi o information Management System da IBM Corp (IMS). Grande parte das restrições e consistências de dados estava contida dentro dos programas escritos para as aplicações. Era necessário escrever programas na ordem para acessar banco de dados. Um diagrama de estrutura de árvore descreve o esquema de um banco de dados hierárquico. Tal diagrama consiste em dois...
tracking img