Ruan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS SALAS DE CINEMA COMO ESPAÇO DE LAZER NA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA), NO PERÍODO DE 1897 A 1920∗ Ilana Maira Carneiro Chagas∗∗ Este artigo tem a incumbência de traçar um trajeto cronológico sobre as exibições do cinema ambulante e a consolidação das salas de cinema em São Luís, discutindo com a literatura a importância destes espaços para a prática de lazer. Ao analisar a relação das salas decinema e as situações urbanas, verifica-se a necessidade de compreender a sua dinâmica social, pois o cinema relacionou-se em cada grupo social de diferentes formas, modificando nas pequenas cidades o seu cenário urbano. Para se precisar a origem do cinema no Brasil, foi realizada uma escavação minuciosa, na qual se possibilitou delimitar o início da investigação, e as datas revelam que a gênese docinema no Brasil aconteceu no “Rio de Janeiro, sendo a primeira sessão às 2 horas da tarde do dia 08 de julho de 1896, numa sala do Ouvidor, à época o coração da vida urbana da Capital Federal e o reduto de todas as novidades que aportassem na cidade.” (VIANY, 1993 citado por MATOS 2001, p. 35). Dessa forma, São Luís, uma pequena área urbana localizada quase no norte do país, não poderia seracometida com os cinematógrafos antes da capital federal, até porque neste período o transporte urbano era muito precário e rudimentar, e, para chegar à cidade, só poderia ser possível através de dias na estrada ou por barco em alto-mar, local não muito conhecido. Os jornais da época noticiavam que a primeira aparição em São Luís aconteceu em “3 dezembro de 1897 com o Pantoscopio automático no largo doCarmo” (PACOTILHA, 1897). Portanto a averiguação dos dados se inicia em 1897 e vai até 1920, porque é constatado, nos anos de 1915 a 1920, um declínio de investimentos dos empreendedores e do poder público em salas de cinema. A justificativa da temática é centralizada na necessidade de fontes que preservem o processo histórico do cinema de São Luís, apresentando de forma linear o surgimento docinema.



∗∗

Artigo elaborado para o II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: disputas políticas e práticas de poder. Discente no curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão.

1

Os procedimentos utilizados foram num todo uma análise documental, recorrendo à análise de jornais, leis e decretos, tentando reconstruir uma história vivida.

As primeiras apariçõescinematográficas As imagens e pinturas foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através das figuras. Logo após esta primeira fase com a sociedade já consolidada, aparecem experiências na câmera escura. O seu primórdio foi no século XVI, era apenas uma caixa fechada com um orifício coberto por uma lente, e nesse orifício osraios refletidos pelos objetos desenhados adentravam e cruzavam-se invertendo as imagens. Em seguida, foi criada pelo alemão Athanasius Kirchner no século XVII a lanterna mágica, uma caixa óptica que projetava sobre uma tela branca, numa sala escurecida, imagens pintadas sobre uma placa de vidro. A lanterna mágica por muito tempo foi considerada a forma mais elaborada de entretenimento visual. Aimagem refletida na tela branca em uma sala escurecida fluía uma ilusão, na qual os artesãos, pintores ou miniaturistas desenhavam na placa de vidro imagens da natureza, objetos, etc. Com o aperfeiçoamento da lanterna mágica, as lentes acrobáticas deram espaço ao projecionista charlatão, o qual vendia ingressos para demonstrações ou ilusões de imagens animadas e diabólicas, ficando conhecido comofantasmagoria ou lanterna do medo. Como descreve MANNONI (2003, p.151):
As vistas apresentadas eram animadas e móveis, parecendo que se precipitavam em direção à assistência aterrorizada, absolutamente desabituada a um tal assalto de imagens. Além disso, a encenação macabra, inventada para esse novo gênero de projeções, acentuava nos espectadores a impressão de mal-estar e de angustia. Na maioria...
tracking img