Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO M. E. R.

Exercício: A partir dos cenários descritos abaixo, desenhe modelo MER com a cardinalidade e o DER



1 SISTEMA DE ENCOMENDAS DE PLACAS:

João confecciona placas por encomenda. Como o volume dos pedidos tem aumentado, ele pediu ao filho que lhe fizesse uma pequena aplicação que controle:

• O cadastro de seus clientes;

• As encomendas.

Quandoele recebe uma encomenda, João anota num caderninho o nome do cliente e seu telefone.

Para a encomenda, ele registra: o tamanho da placa (altura e largura), a frase a ser escrita, cor da placa (branca ou cinza), cor da frase (azul, vermelho, amarelo, preto ou verde), data de entrega, valor do serviço e valor do sinal.

João deseja que o sistema controle os pedidos, calcule o preço final daspeças e o prazo de entrega. Para cada encomenda cadastrada, deve ser emitido um recibo em duas vias (cliente e empresa), contendo todos os dados da encomenda e do pagamento.




2. SISTEMA TAXI MAR & SOL



A empresa de Rádio Táxi Mar & Sol precisa de uma aplicação que controle:

O cadastro de seus clientes;

O cadastro dos cooperados;

O cadastro das corridasprogramadas.

Para cada cliente são cadastrados os seguintes dados: código (que deve ser gerado pelo sistema), nome, endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro, município, estado) e dois telefones de contato.

O cliente pode se cadastrar apenas com o nome para agilizar o processo. Quando fizer sua primeira chamada por telefone, seus dados serão atualizados.

Para ocooperado (taxista) cadastram-se nome, CPF, número da carteira de motorista, categoria, data de validade da carteira, número do táxi na cooperativa (conhecido como número de VR), número da placa, modelo do veículo, fabricante, cor do veículo, endereço residencial completo, telefone residencial e celular e data de entrada na Cooperativa. Quando o cooperado se desliga, deve ser cadastrada a data dedesligamento.

Quando o cliente solicitar uma corrida programada (pedidos com antecedência maior do que meia hora), cadastra-se no controle de corridas: o endereço de saída do carro, o bairro de destino, a data e hora de saída, o telefone de contato (se local de saída diferente do cadastro).

Se o cliente não for cadastrado, seu cadastro deve ser feito no momento da solicitação docarro. O status dessa corrida deve ser definido como: “aguardando VR”.

Uma hora antes da corrida programada, a operadora questiona, pelo rádio, aos cooperados que estejam em trânsito, qual deseja pegar a corrida programada. Deve ser Cadastrado na aplicação o número da VR do taxista que se candidatou à corrida. Meia hora antes do horário, o cliente deve ser avisado a respeito do número da VR. Antesde avisar ao cliente, o status deve ser assinalado como: “aguardando aviso”. Após o aviso, o status muda para “aviso efetuado”. Após ser atendido, o status deve ser alterado para “tripulado”. Em qualquer momento a corrida pode ser cancelada pelo passageiro.

Se for uma solicitação de carro imediato, a operadora deve retornar à tela, informando o status dentre as opções: “aguardando aviso”, “avisoefetuado”,”cancelado pelo passageiro” ou “cancelado pela cooperativa por falta de carro”. Se um logradouro não estiver na lista, a solicitação não será atendida.

Quando o cliente for atendido, o status deve ser alterado para: “tripulado”






3. SISTEMA TREINADOR DE VOLEI



Marcão é um treinador de vôlei e deseja levar um Notebook para os jogos, a fim de obter:
•Controle do placar;
• Controle dos pontos de cada partida, identificando-os como: ponto de saque, ponto de ataque (quando a vantagem estiver com o time adversário), ponto de contra-ataque (quando a vantagem estiver com o próprio time), ponto de bloqueio, erro do adversário.


No caso de bloqueio é necessário cadastrar se for individual, duplo ou triplo.
São requisitos para a implantação...
tracking img