Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Conceituar Banco de Dados, indicando os seus principais componentes básicos. Mostrar a importancia e o significado de um SGBD dentro de um Sistema de Banco de Dados
O que é Banco de Dados e o que vem a ser um SGBD?
Os Bancos de Dados estão atualmente em situações corriqueiras do nosso cotidiano. Pode-se citar vários exemplos, desde quando anotamos os dados em nossos celulares dotelefone e endereço de um amigo, até a inclusão de nossos dados cadastrais, através da Web, num Banco de Dados de uma loja de Comércio Eletrônico.
Podemos dizer que, assim que nascemos, já somos parte de um Banco de Dados !! Na maternidade nos cadastram em Banco de Dados, no cartório para tirar a Certidão de Nascimento, ou mais tarde quando passamos a ter a nossa identidade - o RG, ou mesmo junto àreceita federal com o CPF e assim por diante.
Conceito de banco de dados
Pode-se definir de forma bem simples, que Banco de Dados é um conjunto de registros manipuláveis, de mesma natureza, inseridas em um mesmo local, obedecendo a um padrão de armazenamento.
Vimos anteriormente alguns exemplos de Banco de Dados, no entanto, para esse material nós vamos nos dedicar especialmente a técnica deinformatizar estas informações de forma que seja possível dar manutenção nestes dados. Algumas dessas tarefas serão como incluir, alterar, consultar ou excluir, com o objetivo de manter estas informações organizadas e disponíveis. E outro ponto é que quando solicitados esses dados que sejam com rapidez e confiabilidade.
Portanto, em outras palavras, podemos afirmar que um Sistema de Banco de Dados ébasicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros, cuja finalidade é armazenar informações e permitir que os usuários busquem e atualizem essas informações quando solicitadas.
Sistemas multiusuários e monousuários
Os sistemas de Bancos de Dados estão disponíveis em máquinas desde pequenos computadores de mão conhecidos como palmtops (genericamente como handhelds), em clusters decomputadores (aglomerado de processadores), ou mesmo em mainframes (computadores de grande porte).

 Figura 1.1 - Representação simplificada de um sistema de Banco de Dados
Quando vários usuários acessam o mesmo Banco de Dados, o que é muito comum hoje em dia, denominamos esses sistemas de multiusuários. Enquanto que em máquinas menores, ou em pequenos sistemas, tendem a ser monousuários.Interessante que mesmo em sistemas multiusuários o objetivo é que cada usuário se comporte como se tivesse trabalhando como num sistema monousuário, de forma que os problemas internos ao sistema sejam invisíveis para o usuário final.
A figura 1.1 é uma imagem simplificada de um Sistema de Banco de Dados. De uma forma geral, um Sistema desses envolve quatro componentes principais: dados, hardware,software e usuários. Vejamos agora cada um destes componentes com mais riqueza de detalhes.
Dados
De modo geral, num Sistema Multiusuário os dados são integrados e compartilhados:
Integrados: no sentido de ter uma unificação de vários arquivos para eliminar qualquer redundância (repetição da mesma informação ou dado) parcial ou total entre estes arquivos. Por exemplo, um arquivo de FUNCIONÁRIOS comvários campos sobre os funcionários como nome, endereço, departamento, salário e outros dados. E um arquivo de CURSOS com todas as informações sobre o treinamento que os funcionários tiveram, ou estão tendo, na empresa. Não seria bom senso incluir novamente todos os dados dos funcionários no arquivo CURSOS, pois ficaria redundante ao arquivo FUNCIONÁRIOS que já possui esses dados. Portanto,bastaria integrar estes dois arquivos e eliminar qualquer redundância entre eles.
Compartilhados: quando diferentes usuários acessam os mesmos dados, e provavelmente ao mesmo tempo (acesso concorrente). Por exemplo, no arquivo citado anteriormente, o de FUNCIONÁRIOS, ele poderia ser compartilhado tanto entre os usuários do Departamento Pessoal, como simultaneamente pelos usuários do Departamento de...
tracking img