Banco de dados gratuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ
Administração e Gerenciamento de Banco de Dados

“Banco de Dados Gratuitos”



Ariane Saavedra
Heverton Vitorino
Jaqueline Aoki
Lucimara
Nathan Cirillo

Jundiaí
Maio de 2011
Introdução 5
Principais SGBD´s gratuitos: 6
Principais bancos dedados gratuitos: 6
MySql 6
PostGreSql 7
Oracle 10g Express Edition 7
Firebird 8
IBM DB2 UDB Express-C Edition 8
Sql Server Express Edition 9
HyperSQL 9
Prevayler 9
Versões Express e suas Limitações 10
Recursos dos principais SGBD´s 10
Análise do Oracle 10g Express Edition 12
Análise do Sql Server Express 12
Análise do IBM DB2 Express-C Edition 13
Suporte dos banco de dados e SGBD´sgratuitos 13
Padrão Sql X Característica do SGBD 13
Fatores fundamentais na escolha de um SGBD 14
Bibliografia 16

Introdução

Nesse trabalho serão apresentados os principais SGBD´S e Banco de Dados gratuitos disponíveis no mercado, assim como suas principais características, recursos e limitações.

Principais SGBD´s gratuitos:

 MySql;
 PostGreSQL;
 Firebird;
 Oracle 10g ExpressEdition;
 Sql Server Express Edition;
 IBM DB2 UDB Express-C Edition.

Principais bancos de dados gratuitos:

 HyperSQL;
 Prevayler.


MySql

Desenvolvido inicialmente pela empresa MySql AB onde dois suecos e um finlandês (David Axmark, Allan Larsson e Michael Widenius) foram os responsáveis pelo projeto. Mais tarde essa empresa foi adquirida pela Sun Mycrosystems que hoje épertencente a Oracle. Hoje a equipe é composta por mais de 400 profissionais e contribuintes que escrevem a respeito do produto. Muito utilizado para desenvolvimento web, até sua versão 4.0 não possuía Stored Procedures, Triggers e Relacionamentos. Sua utilização é livre somente para uso não comercial. É um dos SGBD´s mais populares, devido a sua fácil integração com o PHP e a sua disponibilidadepara vários sistemas operacionais como Windows, Linux e algumas distribuições Unix. Há mais de 10 milhões de instalações pelo mundo, entre seus principais utilizadores estão: Nasa, Bradesco, HP, Nokia, entre outros.
PostGreSql

Muito poderoso e considerado o melhor e mais avançado SGBD de código aberto existente. Teve seu início na universidade de Berkeley, na Califórnia, em 1986. Na época oprojeto foi liderado por um programador chamado Michael StoneBraker, onde o principal objetivo era criar um servidor de banco de dados relacional chamado PostGres. Hoje seu desenvolvimento é realizado por um grupo de desenvolvedores em sua maioria voluntários que ficam espalhados pelo mundo todo. Todo código gerado por esses voluntários são avaliados por uma equipe central de 7 desenvolvedores e umaequipe de Committers responsável por gerir os fontes e aceitar ou rejeitar esses códigos. Assim qualquer pessoa que tenha interesse em contribuir com o seu desenvolvimento, basta se inscrever em listas de discussão e participar delas. Em 1996 tornou-se claro que o nome “PostGres95” não resistiria ao passar do tempo. Portanto foi escolhido seu novo nome “PostGreSql”, o qual refletia orelacionamento entre o PostGres original e as versões mais recentes com funcionalidades Sql. A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento do PostGreSql é o ANSI C. O PostgreSql é um banco de dados relacional e orientado a objetos. Um de seus atrativos é possuir recursos comuns a banco de dados de grande porte, o que o deixa apto a trabalhar, inclusive, com operações de missão crítica. Osprincipais patrocinadores desse projeto são: Fujitsu, Hub.Org, NTT Group, Red Hat, Skype, SRA e Sun Microsystems.

Oracle 10g Express Edition

Versão gratuita de seu principal SGBD disponibilizado pela empresa Oracle, é muito utilizado como ferramenta para aprendizagem. Porém seus recursos são limitados, 4 Gb de armazenamento e 1Gb de memória RAM. Roda tanto em plataforma Windows como em...
tracking img