Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A FORMAÇAÕ DE LEITORES NA EDUCAÇAÕ INFANTIL
ALAIDES GOMES FERREIRA [1]

Resumo:

O presente trabalho tem como eixo norteador, refletir acerca dos estímulos vivenciados na Educação Infantil a fim de formar o aluno leitor, crítico e atuante na sociedade em que está inserido, buscando transformá-lo através do ensino de artes no contexto social. Baseando-se empesquisa bibliográfica, apresentam-se os processos iniciais da Educação e o contato com diferentes leituras desde a infância, propiciando o hábito de ler. Em seguida, discutem-se o ensino da arte e a formação do leitor iniciante, aspectos importantes que contribuem de maneira significativa para uma educação libertadora visando à formação consciente do ser humano.

Palavras-chave: Arte, LiteraturaInfantil, Formação de Leitores.

Introdução

O ensino da Arte no Brasil foi marcado por influências políticas, econômicas, sociais, históricas e culturais. Devido ao entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico que aconteceu nas décadas de 20- 30, as influências européias e norte-americanas de filosofia humanista, foram aposentados novos caminhos para o ensino da Arte ,queenfatizava a relação existente entre o processo afetivo e cognitivo do educando,indicando uma concepção de Arte como produto interno que reflete uma organização mental, onde não deveria ser ensinada, mas expressa (PCN’s, 1997, V.6, p.21).

De acordo com Parâmetros Curriculares nacionais (PCN’s1997) a Arte esteve presente desde os primórdios, expressava-se através dos desenhos feitos nascavernas pré-históricas existente até hoje. Portanto o ensino da Arte na escola é um recente enfoque, ocorrido juntamente com transformações educacionais, que ocorreram por volta do século XX.

Sabemos que a escola tem a função de construir para a formação dos educandos e promover a socialização da Arte nos primeiros anos de Educação Infantil, formando os pequenos no seu desenvolvimentocognitivo diante das produções infantis e interpretação de desenhos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ( nº 9.394/96) no seu artigo 29, define a finalidade da Educação Infantil como “desenvolvimento da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade”. (BRASIL, 1996, p.9)

A Escola insere-seneste contexto como instrumento hábil a programar a leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais, incentivando aos pequenos leitores através de uma mudança de concepção, ou seja, transformando a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação, mas principalmente de lazer.

É de fundamental importância a necessidade de considerar a criança como um todo, promover sua inserçãona sociedade como cidadãos.
Desse modo percebe-se que é preciso trabalhar a criatividade para a formação e o desenvolvimento do pensamento humano, pois a arte estimula a criatividade infantil, e relaciona com a expressão corporal, e tem esse elo entre o real e o imaginário. Percebe – se que Artes é uma modalidade de ensino muita importante para o desenvolvimento cognitivo da criançaassim ela faz relações com o mundo que está inserida.

A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler. Ler, no entanto é uma atividade que implica não somente a decodificação de símbolos, ela envolve uma série deestratégias que permite o indivíduo compreender o que lê. Neste sentido, relata os PCN’s (2001, p.54.):

O ensino da Arte nesse sentido mostra ao longo de sua trajetória que, gradualmente vai deixando de ser atividade de passa tempo ou preencher espaços livres durante as aulas, para ser entendida como um processo de construção de conhecimento. Desse modo, a Arte entendida como campo de...
tracking img