Banco de dados- entidade e relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DE APLICAÇÃO ANIZIO TEIXEIRA
















ENTIDADE E RELACIONAMENTO












SALVADOR/BA
DEZEMBRO 2012


























ENTIDADE E RELACIONAMENTO












SALVADOR/BA
DEZEMBRO 2012











































Trabalho apresentado adisciplina de Banco de Dados
Orientador: Marcelo Duarte












































Informática, o hardware da vida!
Conrado Iglesias



RESUMO

A grande maioria dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados atuais se enquadra no tipo relacional. Um banco de dados relacional se caracteriza pelo fato de organizar os dados emtabelas(ou relações), formadas por linhas e colunas. Assim, essas tabelas são similares a conjuntos de elementos ou objetos, uma vez que relacionam as informações referentes a um mesmo assunto de modo organizado.
O Modelo Entidade Relacionamento tem o objetivo de representar as estruturas de dados da forma mais próxima do mundo real dos negócios.








Palavras chave :Banco de dados,Entidade, relacionamento, tabelas.





























ABSTRACT

Most of the management systems databases fits the current relational type. A relational database is characterized by the fact that organize data in tables (or relations), formed by rows and columns. Thus, these tables are similar to sets of elements or objects, once relate the informationpertaining to the same subject in an organized manner.
The Entity Relationship Model aims to represent the data structures of the way closer to the real business world.





Keywords: Database, Entity, relationship tables.
































INTRODUÇÃO

Existem três conceitos no Modelo Entidade Relacionamento: Entidade, Atributo e Relacionamento.Entidades : As entidades, ou melhor, suas instâncias, são classificadas em tipos (ou classes). Ex: funcionário e aluno são os tipos de entidade. Temos que usar nesse momento a abstração de classificação: resumir uma quantidade de características comuns por meio da criação de uma classe. Assim sabemos que o funcionário José e o funcionário Joaquim, por serem instâncias de um mesmo tipo, possuemcaracterísticas comuns (como trabalhar na empresa, ter um salário, etc.).
Atributos : os atributos são as propriedades que definem uma entidade.
Então se a entidade for FUNCIONÁRIO, seus atributos são:
NOME
FUNÇÃO
NÚMERO DO RG
NÚMERO DO CRACHÁ
e assim por diante.
Relacionamento : O relacionamento existe quando um ou mais dados de uma tabela estão relacionados de alguma forma com um ou mais dadosde outra tabela.





























Entidade

Entidade é aquele objeto existente no mundo real, com uma identificação distinta e significado próprio. São as coisas que existem no negócio, ou ainda, que descrevem o negócio em si. Se algo existe e proporciona algum interesse em manter dados sobre ele, isto caracteriza como uma Entidade do negócio.

Destaforma, podemos dizer que uma entidade será uma tabela em nosso banco de dados. Na verdade quando identificamos todas as entidades, estaremos definindo quais serão as tabelas que teremos que criar em nosso banco de dados.


José da Silva, CPF nº 111.111.111-22, é uma entidade, uma vez que só pode existir uma única pessoa com o mesmo nome e CPF.


Em um banco de dados de uma empresa, porexemplo, são entidades: Cliente, Funcionário, Departamento, fornecedor, etc. Cada entidade representa objetos com as mesmas características. Um banco de dados, portanto, compreende uma coleção de conjuntos de entidades do mesmo tipo.


A análise de entidade e seus atributos é parte de um estudo maior, o chamado Modelo de entidade e relacionamento, onde são analisados também os relacionamentos...
tracking img