Bafasgasdb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para ospaíses centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócioaté então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
Breve histórico da mundialização
Dizem que há uma "terrível" distinção entre os conceitos de mundialização ede globalização(G.). Aquele versa mais sobre processos de integração económica com reflexos directos na organização da sociedade e da economia, especialmente ao nível da divisão internacional do trabalho. E que a globalização assumiria mais a tarefa de uniformizar regras, métodos e processos de gerir esses fenómenos globais, na teia das interdependências que fazem carreira no nosso tempo. Um é um conceitomais finito e limitado ao tempo e ao espaço, e também de origem francesa (a mundialização); o outro, é mais abrangente e de origem anglo-saxónica (a globalização). Seja como for a distinção é subtil e as subtilezas também povoam a vida, como o sal da terra, dando-lhe cor e emprestando diversas matizes aos argumentos. Assim, os homens ficam mais satisfeitos porque conseguem explicar o mundo dediversas maneiras, com diferentes cores e matizes utilizando, para o efeito, múltiplos conceitos. Ora isto é saudável do ponto de vista epistemológico, teórico, sociológico, politológico, conceptual.
A globalização da economia
A globalização da economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão.Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.
A fase atual, chamada de globalização, caracteriza-se por: a) deslocamento espacial dasdiferentes etapas do processo produtivo, de forma a integrar vantagens nacionais diferentes(2); b)desenvolvimento tecnológico acentuado, nas áreas de telemática e informática, usando-o de forma a possibilitar o deslocamento espacial das fases de produção e reduzindo tempo e espaço no processo de comercialização; c) simplificação do trabalho, para permitir o deslocamento espacial da mão de obra; d)igualdade de padrões de consumo, para permitir aumento de escala; e) mobilidade externa de capitais, buscando rentabilidade máximas e curto prazo; e f) difusão (embora desigual) dos preços e padrões de gestão e produção, mantendo, todavia, diferenças de condições produtivas que são aproveitadas no deslocamento da produção.
Neoliberalismo
A partir da década de 1970, a supremacia do modelo capitalistasob o estagnado projeto de desenvolvimento dos países socialistas marcou uma nova fase da política internacional. Com o passar do tempo, o novo ritmo das empresas e mercados forçou uma repaginação dos moldes de orientação política do Estado para com a sua economia. A necessidade de crescimento constante passou a conviver com a elaboração de formas de se conter um possível colapso da economia...
tracking img