Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDILSON ANDRADE ALVES

PROJETO DE TCC

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA DE PAPEL E CELULOSE, SITUADA EM MONSENHOR GIL - PI

TERESINA – PI
FEVEREIRO-2013
EDILSON ANDRADE ALVES

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA DE PAPEL E CELULOSE, SITUADA EM MONSENHOR GIL - PI

Projeto de pesquisaapresentado
à disciplina seminários I, como
requisito para elaboração do tra-
balho de conclusão de curso,
Gestão e Educação Ambiental.

TERESINA – PI
FEVEREIRO 2013


Sumário
TEMAO4
INTRODUÇÃO05
PROBLEMA07
JUSTIFICATIVA07
OBJETIVOS08
GERAL08
ESPECÍFICOS08
MATERIAIS E MÉTODOS08CRONOGRAMA09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS10
ANEXOS11

1. TEMA

Educação e gestão ambiental em uma empresa produtora de celulose e papel.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Aplicabilidade da Educação e gestão ambiental dentro da empresa produtora de papel e celulose, localizada no município de Monsenhor Gil, no Estado do Piauí.

3. INTRODUÇÃO
Vivemos dias atuais com acontecimentos estranhos e fatosinusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que humanidade escolheu para seguir, deixando o planeta fraco e doente (ABREU, 2012).
Fomos educados a consumir sem nenhuma preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, imaginando que os mesmos sejam inesgotáveis.
Aeducação é uma ferramenta inquestionável no gerenciamento ambiental de uma empresa. Entretanto a educação ambiental efetuada pelas empresas é praticada fora de seus limites. Nas escolas, geralmente ocorre por meio de reciclagem, de estudos ou sensibilização de professores, para questão ambiental. A educação ambiental é um catalisador do processo de interação dentro de uma empresa e não pode ficarrestrita ao treinamento, visando sensibilização e motivação dos funcionários (MOTA, 2004).
O conceito de sustentabilidade empresarial representa uma nova abordagem ao se buscar lucro e fazer negócios, em que são consideradas iniciativas como a otimização do uso dos recursos naturais e a redução dos impactos ao ambiente, bem como a inclusão social e o respeito à diversidade cultural e aosinteresses dos envolvidos em sua totalidade. Em linhas gerias para ser sustentável, a empresa deve adotar um conjunto de práticas que demonstrem preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que as mesmas estão inseridas e também onde atuam (BATISTA, 2012).
Temos que despertar e nos conscientizar, mudando nossas atitudes, em todos os ambientes em que vivemos, um deles é nosso ambiente detrabalho, visto que é um dos locais onde mais agredimos o meio ambiente. Não conseguiremos reduzir totalmente os impactos, mas pelo menos devemos tentar agir de forma que estes impactos sejam mitigados. Para tanto, faz-se necessário uma educação e conscientização, para uma tomada de novas atitudes que levem este novo rumo.
Tem sido significativa a preocupação das empresas com a preservação econservação do meio ambiente, em função de uma série de exigências, como cumprimento da legislação, pela sustentabilidade e consumidores mais exigentes. A preocupação ambiental não pode ser mais um legado que deixaremos às gerações futuras. Ela deve estar presente em nosso dia a dia, pois é fruto de nosso procedimento, bem como do que recebemos e dos que nos antecederam. Neste contexto, o modeloproposto pela ISO 14001, contribui decisivamente para o entendimento e gerenciamento das interfaces ambientais, inclusive possibilitando controlar e minimizar os riscos ambientais de suas atividades. Porém, muitos utilizam como justificativa para implantar um SGA, a facilidade de obtenção de empréstimos, a redução no custo de contratação de um seguro, entre outras justificativas, demonstrando uma...
tracking img