Azeite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNO ARAÚJO LIMA

PROCESSO PRODUTIVO DO AZEITE

Trabalho de Contabilidade para fins de avaliação parcial de N-1 da Disciplina Contabilidade Industrial e de Custos, no Curso de CiênciasContábeis, oferecida pelo Departamento de Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e ministrada pela professor BRASILINO.



GOIÂNIA
MARÇO - 2012

PROCESSO PRODUTIVO DO AZEITE

O azeiteO azeite é um produto alimentar rico em vitamina E e outros antioxidantes, utilizado como tempero uma vez que dá à comida um sabor e aroma peculiares. É produzido a partir da azeitona, fruto daoliveira. É um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, utilizado na dieta mediterrânea. De um modo geral, está presente em grande parte das cozinhas. O azeite também tem vantagens na área dasaúde uma vez que ajuda a diminuir o risco de enfarte, os diabetes, auxilia a digestão, evita a formação de pedras e previne alguns tipos de cancro. A qualidade do azeite é determinada pela região, avariedade e o grau de maturação das azeitonas, o estado sanitário dos produtos (condiciona o grau de acidez do azeite), o processo de extração, o modo de conservação e a idade do azeite.

Produçãodo azeite
Actualmente, a região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite. Isto deve-se ao facto desta zona ter condições climáticas propícias ao cultivo das oliveiras(bastante sol e clima seco). O azeite é produzido somente a partir de azeitonas. Para produzir 250 mililitros de azeite são necessárias entre 1300 a 2000 azeitonas. A produção de azeite envolve uma série deetapas que vão desde a apanha das azeitonas até ao armazenamento do azeite, passando por uma série de transformações que permitem a sua obtenção e asseguram a sua qualidade. Actualmente, os métodostradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extracção, utilizando variação de temperatura e pressão. Desta forma, o método tradicional de prensagem a frio quase não...
tracking img