Azboysvck

16991 palavras 68 páginas
FRENTE FÍSICO-QUÍMICA 1

(LIVRO-1)
Professor:

ALEX
ALUNO(A):______________________________________________________________________

Módulo-1: (SOLUÇÕES)-Aspectos Qualitativos
A olho nu o leite é um material homogêneo, mas nele existem diversas partículas que podem ser observadas com instrumentos ópticos de alta precisão. Por exemplo: cristais de lactose, são visualizados através de microscópio de luz polarizada. INTRODUÇÃO
Por mais perfeita que a natureza seja, quase nunca encontramos nela substâncias puras. Para obtê-las geralmente aplicamos métodos de fracionamento. Podemos então concluir que a Natureza seja formada por misturas, que tecnicamente iremos denominar dispersões.
As dispersões serão classificadas de acordo com o tamanho de partícula da fase dispersa nesta mistura.
Classificação

Tamanho das partículas dispersas verdadeira coloidal grosseira

Soluções: Mistura efetivamente homogênea. São misturas que não podem ser fracionadas por centrifugação ou filtração. O tamanho de partícula não permite visualização por microscopia. (exceto o microscópio de tunelamento-STM)

Até 1 nm (nanômetro)* de 1 nm a 1000 nm maior que 1000 nm

(*nm=10-9m)

No entanto, esta forma de classificar é um tanto técnica e muito pouco funcional. Iremos portanto empregar uma classificação generalizada e mais comportamental.
Suspensões: Misturas heterogêneas, cujas fases são percebidas a olho nu, decantam naturalmente e pode ser filtrada com o uso de filtros comuns. (ex: água+óleo; água+ areia)

COMPOSIÇÃO DAS SOLUÇÕES
Nas soluções a fase dispersa (disperso) será tratada como soluto e a fase dispersadora (dispersante) será o solvente.
Soluto: Parte da solução que se encontra dissolvida.
Em caso de soluções que envolvem o mesmo estado de agregação para as espécies, considera-se soluto a espécie em menor fração molar.
Ex: ouro 18 quilates→ 75% em ouro e 25% cobre e/ou prata, temos portanto o ouro como solvente e os
outros

Relacionados