Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Romances caracterizados pela denúncia, na prosa houve grande interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo-Naturalismo. Na prosa, atingiu-se elevado grau de tensão nas relações do "eu" com o mundo; é o encontro do escritor com seu povo. Havia uma busca do homem brasileiro nas várias regiões, por isso, oregionalismo ganhou importância, com destaque às relações da personagem com o meio natural e social (seca, migração, problemas do trabalhador rural, miséria, ignorância). Além do regionalismo, destacaram-se também outras temáticas como o romance urbano e psicológico, o romance poético-metafísico e a narrativa surrealista.

Os chamados “anos loucos” da década de 20 foram bastante ricos do ponto devista cultural. Eram os anos do pós-guerra, e a Europa festejava o retorno à felicidade dos primeiros anos do século. Não por acaso, a efervescência intelectual fez com que surgissem várias tendências artísticas. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro. Sua influência estendeu-se inclusive ao Brasil, através da aceitação crítica que os modernistas de 22fizeram dos chamados “ismos” europeus (Futurismo, Expressionismo, Cubismo).
Porém, o final da década foi melancólico. A crise deflagrada pela quebra na bolsa de New York em 1929 provocou quedas dos índices econômicos em todos os países ocidentais. Todos sofreram em alguma medida as consequências do desastre financeiro norte-americano. Recessão e miséria substituíram as altas taxas de crescimento que,mesmo que de forma desorganizada, tinham sido alcançadas até então.
Os países europeus que mais se ressentiram desses fatos foram aqueles já atingidos pela derrota na Primeira Guerra. Neles, começam a ganhar corpo doutrinas totalitárias e salvacionistas. O nazismo alemão e o fascismo italiano conseguiram espaço político cada vez maior ao longo da década de 30. Com uma política belicista e umapropaganda racista, essas doutrinas acirraram ainda mais os descontentamentos decorrentes das questões mal resolvidas após a Primeira Guerra, e canalizaram a insatisfação generalizada com a crise econômica. As consequências são conhecidas: em 1939 eclode a Segunda Guerra Mundial.
As pesquisas desenvolvidas a partir das descobertas de Freud têm continuidade nas obras de outros autores, e aPsicanálise permanece viva e influenciando decisivamente a vida cultural do período. Por outro lado, ao longo da Segunda Guerra, impõe-se o poderio político da Rússia. Duas décadas após a Revolução de 1917, o país já era uma das superpotências mundiais. A admiração pelo modelo soviético cresceu no mundo inteiro. Admitindo os russos como aliados na guerra, os países ocidentais foram obrigados a permitir apropaganda comunista. Ao lado da Psicanálise, o Marxismo se constituiu em outra grande linha filosófica de influência no mundo das artes.
No Brasil, o período compreendido pelo segundo tempo do Modernismo (1930-1945) contou com um poder centralizador muito forte na figura do presidente e ditador Getúlio Vargas. Único governante da Nação ao longo de todo período, Vargas chegou ao poder através daRevolução de 1930. O movimento tinha como principal alvo a antiga “política dos governadores”, adotada no tempo de Campos Sales, que eternizava, nos governos regionais, políticos que usavam sua influência para favorecer o governo nas votações do Congresso. Desta estratégia derivou a chamada “política dos governadores”, adotada no tempo de Campos Sales, que eternizava, nos governos regionais,políticos que usavam sua influência para favorecer o governo nas votações do Congresso. Desta estratégia derivou a chamada “política do café com leite” que alternava na presidência nomes ligados a São Paulo e Minas Gerais. Em 1937, com o golpe do Estado Novo, Vargas cancela eleições prometidas, mantendo-se no governo como ditador até 1945.
Neste ano, as mesmas forças que lutavam contra as ditaduras...
tracking img