Avon - protetor solae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUCILIANA MARIA BARALDI
PAULO RICARDO DE CARVALHO
RAFAEL NUNES DIAS
VANESSA DINIZ DE DEUS






















ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS


















FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA
Costa Rica – MS
2010
JUCILIANA MARIA BARALDI
PAULO RICARDO DE CARVALHO
RAFAEL NUNESDIAS
VANESSA DINIZ DE DEUS



ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Trabalho apresentado a Faculdade de Educação de Costa Rica – FECRA, como parte dos requisitos básicos para obtenção de nota na disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.

Prof.ª Adriane Maria Kreutz

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA
Costa Rica – MS
2010

1. INTRODUÇÃO
Ainovação tecnológica e a crescente integração dos diversos mercados sejam de produtos, serviços, capitais e mão-de-obra, atuam de modo intensificar a complexidade ambiental. As empresas e as pessoas preocupam-se não apenas com o fato de haver mudanças, mas também com a velocidade cada vez maior com que estas ocorrem (KOTLER, 1999). Outra constatação é que, além de surgirem mais rapidamente, asmudanças com influência sobre as organizações tornaram-se mais freqüentes e mais complexas (ANSOFF; MCDONNELL, 1993).
No final da década de 1980, vários artigos retomaram as idéias de PENROSE (1958) sobre a visão da empresa baseada em recursos (WERNERFELT, 1984; BARNEY, 1986; MONTGOMERY; WERNERFELT, 1988). De acordo com essa abordagem, a empresa deve possuir um portfólio de recursos tangíveis (comopor exemplo, máquinas e equipamentos) e intangíveis (por exemplo, a reputação) capaz de definir capacidades que determinem vantagens competitivas em relação à concorrência.
As capacidades, segundo HITT, IRLAND e HOSKISSON (2002, p.108), “são representadas pela habilidade que a empresa tem de organizar os recursos que foram integrados propositadamente para alcançar uma condição final desejada”.Para HAMEL (2002), a construção de uma vantagem competitiva se baseia nos conceitos de competências essenciais, ativos estratégicos e processos essenciais.
As competências essenciais representam os conhecimentos da empresa e abrangem habilidades e capacidades exclusivas (HAMEL, PRAHALAD, 1995); os ativos estratégicos são os recursos e capacidades que são ao mesmo tempo valiosos, raros, difíceis deimitar e insubstituíveis, abrangendo marcas, patentes, infra-estrutura, padrões exclusivos, dados sobre clientes (HITT, IRELAND, HOSKISSON, 2002); os processos essenciais são atividades que se destinam à conversão de competências, ativos e outros insumos em valor para os clientes (HAMEL, 2000).
Geralmente as empresas não possuem os recursos e capacidades necessários para alcançar umasuperioridade competitiva em todas as suas atividades. Neste caso, elas podem optar por terceirizar as atividades nas quais carecem de capacidades, de modo a poderem se concentrar nas áreas em que são capazes de gerar valor (HITT, IRELAND, HOSKISSON, 2002).

2. A EMPRESA
2.1 HISTÓRIA E DADOS DA AVON
Avon Cosméticos ou Avon é uma empresa norte-americana de cosméticos fundada em 1886 por David McConnell,em Manhattan, Nova York com o nome de California Perfume Company. O nome Avon surgiu em 1939, inspirado pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, que nasceu na cidade de Stratford-Upon-Avon, que é cortada pelo rio Avon. Hoje é uma empresa mundialmente conhecida, inclusive no Brasil aonde chegou em 1959.
Aos 20 anos de idade, David McConnell, iniciou sua carreira comercial vendendo livros aosseus clientes de porta em porta. Para agradá-los passou a distribuir frascos de perfume que um amigo farmacêutico produzia como brinde. Para sua surpresa ele acabou percebendo que o perfume fazia mais sucesso que os livros. Foi aí então, que descobriu os fatores essenciais para o sucesso de seu negócio: a grande aceitação dos produtos de perfumaria e a eficácia do sistema de venda porta a porta....
tracking img